A nomeclatura correta de alguns componentes

#Artigo Publicado por Himon, em .

Bom, para sanar algumas duvidas nesse quesito, resolvi escrever um artigo explicando melhor os nomes e as tecnologias presentes nesses dispositivos de armazenamento.

Bom, primeiramente, entendendo -traduzindo- o nome de cada um.

HDD significa Hard Disk Drive, ou melhor, Drive de Disco Rígido. Logo se percebe que o HDD tem como base um disco, onde os arquivos serão armazenados.

SSD significa Solid State Drive, ou Drive de Estado Solido. Esse drive não tem nenhum disco onde são armazenados os dados. No básico mesmo, os dados são armazenados em uma grande memória Flash, como a de um Pen Drive ou de um cartão de memória.

Daqui, tiramos duas coisas:

1° HD seria o termo correto para nomear apenas uma peça do HDD. Nesse caso o Hard Disk (disco rígido). Acontece que muitas pessoas fazem a associação errada e acabam chamando ele de Hard Drive (Drive Rígido - na tradução crua mesmo). Ou seja, chamar o HDD de HD é como se fosse um "apelido", mas se referir a ele como Drive Rígido não é a melhor maneira de indicar que tem um disco nele, onde são gravados os dados (claro que todos já sabem disso). Ou seja, novamente, usar HD para se referir à peça (HDD) é totalmente aceitável, mas para se referir ao Disco Rígido é totalmente vago - Até por que, com o nome de Drive Rígido, parece mais que se está falando do SSD.

2° O SSD não tem nenhuma relação com o HDD, portanto, chama-lo de HD de SSD ou HDD de SSD é totalmente sem noção.

Entretanto, eis que surge um meio termo. Já foi lançado, há algum tempo atrás, um dispositivo de armazenamento, que mesclava o HDD com o SSD (a idéia principal era juntar a velocidade do SSD com o preço em conta do HDD). Tal dispositivo foi chamado de HDD hibrido, ou, SSD hibrido, dependendo da fonte.

Agora, outro erro clássico, é dizer "comprei um Pen Driver" ou "Vou baixar o drive".

Mas isso é de fácil correção. Simplesmente lembre que Driver é o software e Drive é o hardware. Pronto!

Na informática, leia Drive como sendo "unidade". HDD = Unidade de Disco Rígido, Unidade de Leitor de Cartões, etc. - Só não me perguntem o se Pen drive é mesmo Unidade de Caneta...

Já o Driver, ele é bem isso mesmo, o motorista. Por exemplo, a Placa de Vídeo precisa de um "Motorista" para controlar todas as suas funções, sem ele ela funciona somente no modo "básico" - Driver padrão do Windows... Argh.

Bom, é isso! Espero que tenham entendido essas pequenas palavrinhas que acabam sendo digitadas erroneamente, sem querer querendo.

Mehawk
Mehawk #Himon