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Análise do jogo "Summer Carnival '92 - Recca" para NES escrito por GameVicio

Escrito por GameVicio, nota 10 de 10, enviado por Anônimo,
Summer Carnival foi uma série de eventos criados a partir da união de 4 empresas para promover torneios anuais de Score Attack em um estilo semelhante ao evento Hudson Caravan criada, como o nome implica, pela empresa responsável da série Bomberman. A cada ano, um jogo de uma empresa era criado especificamente para tais torneios. Entretanto, um dos jogos da Summer Carnival merece ser mencionado. [img]hide:aHR0cDovL21lZGlhLmdpYW50Ym9tYi5jb20vdXBsb2Fkcy8wLzU4MjIvNTI3Nzg1LXJlY2NhX2xhcmdlLmpwZw==[/img] Criado pela agora falida Kindle Imagine Develop (que criou outros jogos memoráveis para NES tais como G.I. Joe, Burai Fighter, Isolated Warrior, Low G-Man e clássico 'trash' Pepsiman de Play Station 1), contando com a presença de Shinobu Yagawa, produtor de jogos como Battle Garegga e Battle Bakraid (ambos jogos importanes na história dos SHMUP's e o sub-gênero Danmaku) e publicada pela Naxat Soft, Summer Carnival '92 Recca é, definitivamente, o jogo que mais usou do poder do NES. Recca (pronuncia-se 'rêka' com 'r' fraco) é um jogo de nave que muitos costumam considerá-lo como o primeiro jogo Danmaku a ser feito (embora outros afirmem que tal mérito seja do jogo Batsugun produzido pela Toaplan em 1993). [t1]Gráficos[/t1] Os gráficos de Recca são bem feitos. Embora sua nave seja pequena, ela é bem detalhada assim como as naves dos trocentos inimigos que você irá encontrar. Entretanto, não é por isso que Recca se destaca. O que faz com que este jogo seja reconhecido tecnicamente falando é o fato do jogo rodar liso e extremamente rápido apesar da tela ficar abarrotada de naves inimigas e tiros raramente caindo a taxa de framerate. Inclusive, alguns dos inimigos mostram efeito de rotação. Não bastasse isso, muitos dos cenários mostram efeitos até então, tidos como impossíveis de serem feitos para o console. Um exemplo disso é o cenário da primeira parte da segunda fase em que, ao enfrentar um sub-chefe, o cenário fica em efeito de onda e logo após derrotá-lo, o cenário começa a se deslizar de trás para frente aumentando sua velocidade gradualmente chegando a níveis estroboscópicos. [img]hide:aHR0cDovL2ltZzQxMS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQxMS81Njc5LzkycmVjY2EwMjFzYmIuanBn[/img] Outro ponto a favor de Recca são os chefes que são bastante imponentes não apenas pelo seu visual agressivo mas também pelo seu tamanho pois muitos deles ocupam 1/4 da tela (alguns deles ocupando metade da tela) enquanto se movem sem causar lentidão e despejando tiros e raios em você. [t1]Música[/t1] A música mantém um rítmo frenético e tenso assim como o jogo e é composta quase que inteiramente de techno usando e abusando de samples digitais em boa parte delas. Em nenhum momento a trilha sonora foge do tema do jogo. Entretanto, devido a quantidade de tiros e explosões, não é possível apreciá-la ao máximo. Felizmente há um modo de Sound Test (confira na seção Dicas e Truques do site). [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=U6Ex-NkRYHM[/youtube] [t1]Jogabilidade e sistema de pontuação[/t1] Você tem a sua disposição 5 tiros principais e 5 secundários em que são obtidos dos inimigos que você destrói. Além deste arsenal variado, você tem a disposição um seletor para ajustar a velocidade de sua nave que é utilizado usando o botão 'select' e para finalizar um tiro especial que pode agir como escudo contra tiros inimigos simples mas que se deixar carregar por algum tempo, ao apertar o botão de tiro a energia acumulada causa uma violenta explosão aniquilando vários inimigos de modo semelhante as "bombas" dos jogos de nave como Raiden. Com um variado arsenal como esse, Recca pode ser considerado um jogo fácil, certo? Errado. MUITO errado. [img]hide:aHR0cDovL2ltZzIxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjEvMzMwMy9yZWNjYTE3emI3LmpwZw==[/img] Recca não é apenas reconhecido por sua excelência técnica mas também pela sua jogabilidade extremamente intensa. Logo na primeira fase, os inimigos vão em cima de você em alta velocidade e muitos deles tem tendências suicidas. Parar de atirar neste jogo sem ter uma arma secundária boa pode ser considerado suicídio em certas ocasiões pois além do jogo não parar de colocar inimigos para serem abatidos existem inimigos que aparecem e atiram de uma maneira tão repentina que se você não tiver ótimos reflexos, sua nave será destruída num piscar de olhos. Isso sem contar com os chefes: Muitos deles disparam, além dos tiros normais, raios laser sem ao menos avisar você do ataque inimente. Nada de 'acumulo de energia do chefão para indicar seu ataque' aqui e ficar na frente dele em seu primeiro encontro certamente irá render uma vida perdida. Entretanto, mesmo que você consiga passar suas 4 fases e zerar o jogo, se você for realmente um gamer hardcore, você certamente não irá se importar em apertar 'reset' e habilitar um modo mais difícil ainda em que lhe é apresentado mais 7 fases e o nível de tiros e inimigos chegam ao absurdo. A propósito: o jogo não oferece 'Continues'. O sistema de pontuação é simples. Ao parar de atirar para carregar a 'bomba', sua ponutação irá aumentar durante este período. Para auxiliar em sua pontuação, vários inimigos deixam itens de bonus e, ocasionalmente, uma vida extra. E tiros inimigos como mísseis podem ser destruidos rendendo mais pontos. Falando em pontos, o jogo oferece dois modos de jogo: Score Attack e Time Attack. Em Time Attack você deve marcar a maior quantidade de pontos em 2 fases durante o período de 5 minutos já o Score Attack é uma partida de uma única fase. [t1]Pontos Negativos[/t1] Mesmo sendo capazes de realizar milagres ao fazer um jogo de nave com tantos sprites com raros slowdowns, Recca ainda oferece o famoso efeito de flicker (em que os sprites piscam e, em casos mais extremos, somem). Entretanto, durante minhas partidas, o efeito de flickering não afetou a ponto d'eu perder uma vida colidindo minha nave em um inimigo ou tiro 'invisível'. Um problema um pouco mais grave se refere aos confrontos dos chefes e o uso do seletor de velocidade. Certos chefões são mais fáceis se você ajustar sua velocidade a um determinado nível. Durante a fase, você pode perfeitamente ver o nível de velocidade em que está usando mas no confronto do chefão, para liberar o máximo de recursos possível, toda a barra de informação é removida o que deixa você meio que na mão sobre a velocidade que está usando e/ou quer usar. [t1]Conclusão[/t1] Recca é um jogo cuja fama e glória só foram reconhecidos após uma década de seu lançamento já que em 1992 o Super Nintendo estava em alta assim como os jogos de RPG e, principalmente o sucesso de Street Fighter 2 nos arcades. Por causa disso, a Naxat Soft produziu poucas unidades de Recca e atualmente encontrar uma cópia original do jogo é extremamente difícil com o valor estimado para compra em segunda mão a partir de 500 dólares. No mais, Recca é um dos jogos de nave mais intensos e difíceis que jogadores hardcore de SHMUP's (ou masoquistas) poderão encontrar. Mas, ainda assim, um dos mais divertidos. [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NLTSOPVqqyU[/youtube]
Fonte: GameVicio
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