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Análise do jogo "Grand Theft Auto: Vice City" para PS2 escrito por Tecmundo Games

Escrito por Tecmundo Games, nota 9 de 100, enviado por Giordano Trabach,
Segunda sequência para o PS2 da ousada, polêmica e inovadora franquia Grand Theft Auto. Após o grande sucesso de Grand Theft Auto III, primeiro da franquia lançado para o PS2, era de se esperar que a Rockstar desenvolvesse uma nova versão para o jogo. Porém, GTA Vice City vai além de uma mera continuação, é um jogo completamente novo. Apesar de manter as melhores características do seu antecessor, GTA Vice City possui novos veículos, novas rádios, novo enredo e novos recursos ??? como a possibilidade de trocar de roupa e adquirir propriedades, por exemplo. [t1]O negócio[/t1] O jogador é colocado desta vez na pele de Tommy Vercetti, um mafioso de Liberty City enviado por Sonny Forelli à Vice City com o intuito de fazer um grande negócio envolvendo drogas. Mas, durante as negociações, homens encapuzados matam os envolvidos e roubam tanto as drogas quanto o dinheiro. Tommy ??? o único sobrevivente ??? é colocado então em uma complicada situação, tendo que recuperá-los a todo custo em uma cidade onde há mais criminosos nas ruas do que na cadeia. [t1]Vice City[/t1] Como de costume nas outras versões da franquia, em Vice City nota-se algumas referências. Contando com extensas praias, palmeiras, pedestres em trages de banho e o modo em particular como a cidade foi desenhada, percebe-se claramente que Vice City faz alusão à Miami dos anos 80. Nota-se ainda, ao se observar os trages, cenários e o enredo como um todo que o jogo bebe da fonte de filmes como Scarface. Em Vice City há muito mais ambientes internos a serem explorados em relação à Liberty City (GTAIII). Agora, além da usual loja de armas, há lojas de ferramentas e roupas. Ao perder energia, o jogador pode recorrer também a farmácias ou lanchonetes para recuperar sua vida. [t1]Veículos[/t1] O fato de a série GTA permitir que o jogador dirija diversos automóveis não é novidade alguma. Porém, em Vice City é possível pilotar motos também, que em sua maioria são perfeitas para a realização dos monstruosos Stunt Jumps. Além disso, Tommy é capaz de empiná-las ou realizar os stoppies (manobras em que o piloto projeta seu corpo para a frente enquanto freia apenas com a roda dianteira, empinando a roda traseira do veículo). Ambas manobras rendem pontos extras ao jogador, e recordes de tais podem ser estabelecidos ou quebrados. A adição de helicópteros e aviões, apesar de terem breve participação no game, é outra importante novidade do jogo. Controlá-los é uma tarefa difícil ??? porém não impossível ??? e necessária para se completar algumas missões. A dificuldade nas perseguições em veículos terrestres desta vez são bem maiores, tendo em vista que existe a possibilidade de furar ou ter seu pneu furado por alguém. Há, porém, uma possibilidade que facilita a vida do jogador: a opção de saltar de um veículo em movimento. A novidade deixa o jogo mais dinâmico e ajuda muito em situações nas quais o veículo está em chamas ou prestes a cair em um rio, por exemplo. [t1]Dinheiro extra[/t1] Assim como nas versões anteriores da franquia, em Vice City é possivel realizar missões extras com o objetivo de juntar dinheiro, trabalhando como taxista, entregando pizzas, realizando missões para grupos específicos ou completando os clássicos rampages ??? missões que consistem em matar determinado número de pessoas em um tempo limitado e utilizando uma arma específica. Outra forma de se obter dinheiro é assaltando lojas. Para tanto, basta apontar uma arma para a cabeça de seu respectivo funcionário. Enquanto o funcionário estiver na mira de Tommy, ele lhe dá dinheiro, porém quanto mais o fizer, maior será a reação da polícia. Há ainda outra forma de se ganhar dinheiro, e, por incrível que pareça, é através de um meio lícito. Desta vez é possível adquirir propriedades que podem lhe render dinheiro diariamente. Além das propriedades, pode-se gastar seu dinheiro comprando armas(tanto de fogo quanto brancas) ou roupas(despistam a polícia). [t1]Gráficos e som[/t1] Não há uma incrível melhora gráfica de Vice City em relação ao seu antecessor, mas nota-se um cuidado maior com o desenho dos personagens, cenário e texturas. Os cenários em geral são mais claros ??? aspecto positivo tratando-se de uma cidade que faz alusão à Miami ???, sendo a iluminação bastante interessante. O design do figurino, dos veículos e dos ambientes em geral é muito bem feito, caracterizando bem os anos 80. A trilha sonora é muito boa, como de costume, e inclui rádios de diversos estilos. Nelas o jogador ouve artistas renomados como Slayer, Ozzy Osbourne, Michael Jackson, Judas Priest, Blondie e Bryan Adams. Um fato curioso é que a banda fictícia Love Fist, além de fazer parte da trilha sonora do jogo, solicita missões a Tommy ao longo do enredo. [t2]Prós:[/t2] Trilha magnífica trilha sonora e estética, caracterizam muito bem a época na qual trama se desenvolve. A inclusão de motos teve um impacto muito bom no game. [t2]Contras:[/t2] Na luta corpo a corpo os comandos demoram para responder. Há alguns bugs ao longo do cenário.
Fonte: Tecmundo Games
Giordano Trabach
Enviado por Giordano Trabach
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