'Há um precedente com a SEGA', comenta Shawn Layden sobre estratégia da Microsoft

#Games | Ex-chefe da Sony afirma que estratégia funcionou muito bem para a SEGA.
Viniciusem

Shawn Layden trabalhou por 30 anos na Sony liderando sua divisão de entretenimento. Embora tenha deixado a empresa em 2019, o executivo ainda continua dando sua opiniões a respeito da indústria de consoles.

Em um recente podcast, ao ser questionado a respeito da situação da Microsoft, a qual vem lançado cada vez mais jogos para outros consoles, Shawn afirmou que é uma estratégia válida. Com os custos de desenvolvimento cada vez mais caros, o executivo enxerga isso como uma possibilidade de aumentar o seu alcance no mercado.

Shawn menciona que essa não é a primeira vez que vemos algo assim acontecendo na indústria. Como o executivo lembra, já temos um 'precedente histórico' com a SEGA se tornando multiplataforma e largando o mercado de hardware.

Já vimos algo assim acontecer antes. Eu estava na indústria quando a SEGA começou a portar seus antigos exclusivos do Dreamcast para o PlayStation 2. Com o tempo, a SEGA se transformou em empresa apenas de software. E foi uma ótima transformação. Eles estão se saindo ótimo. Então sim, há um precedente histórico.

Ainda assim, Shawn acredita que é uma balança. Ter os seus jogos disponíveis em todos os lugares acaba com a estratégia de atrair o jogador para a sua plataforma com a promessa de exclusividade, o que significa que a Microsoft terá mais dificuldade de vender o Xbox.

Multiplataforma é uma estratégia válida, especialmente em um mundo onde os custos de desenvolvimento estão aumentando tão drasticamente. Multiplataforma significa aumentar seu mercado disponível. Eu certamente entendo, aprecio e acolho a capacidade de ter jogos do Xbox aparecendo em outras plataformas.

Mas como você cria a vontade de comprar no usuário? Você tenta fazer isso ao trazer todos para sua plataforma mostrando o que eles estão perdendo por não estar lá. Mas se está disponível em todas as plataformas, você não pode usar essa técnica de marketing. É uma balança, aumentar o meu público, mas tornando mais difícil de vender a história de "disponível apenas na minha plataforma".

Fonte: Youtu
Veja Também:
'Há um precedente com a SEGA', comenta Shawn Layden sobre estratégia da Microsoft
Digital Foundry pede aos jogadores para pararem de dizer que "roda bem no meu PC"
Shawn Layden, responsável por levar jogos da Sony ao PC, afirma que o objetivo não era lucrar
Próximo Battlefield ganha nova arte oficial
Discussão | O que você anda jogando ultimamente? 02/02
Square chegou a considerar um remake 3D para Dragon Quest III
Ver comentários