Ainda estamos na metade da geração atual, mas já tivemos grandes fracassos surgindo. Estamos falando de flops monumentais que trazem grandes prejuízos para suas empresas e até mesmo chegam a fechar alguns estúdios.
Nessa lista, reunimos os 9 maiores fracassos que vimos nesta geração até agora.
9 - Payday 3
Payday era um grande fenômeno nos jogos, trazendo partidas de assalto extremamente divertidas. Após 2 jogos de sucesso, a empolgação era grande para um terceiro título para a geração atual.
Infelizmente o jogo acabou chegando em um estado decepcionante. Problemas técnicos, conteúdo faltando e muitas outras questões fizeram com o que o jogo fosse abandonado pela comunidade.
Atualmente, Payday 3 conta com cerca de 10x menos jogadores do que o seu antecessor. O estúdio tem se esforçado em tentar corrigir o jogo através de atualizações, mas até o momento não tem mostrado resultados positivos.
8 - Marvel's Avengers
Fazer um jogo dos Vingadores, em uma época onde a franquia estava em alta graças aos filmes do MCU, parecia ser uma fórmula perfeita para o sucesso. No entanto, a Crystal Dynamics acabou conseguindo fazer o jogo fracassar.
Embora o jogo tenha tido um lançamento razoável, atraindo muitos jogadores curiosos, esses números rapidamente começaram a cair. A grande parte dos usuários acabou abandonando o jogo pela repetitividade do gameplay, suas missões sem profundidade e inimigos genéricos.
Há quem diga que o fracasso do jogo chegou até mesmo a arrastar para baixo consigo o Guardians of the Galaxy, jogo que foi bastante elogiado por todos, mas que acabou tendo vendas fracas.
7 - The Lord of the Rings: Gollum
Um jogo baseado na franquias O Senhor dos Anéis certamente seria motivo para qualquer um comemorar. No entanto, quando foi revelado que seria protagonizado por Gollum, muitos já reviraram os olhos.
Além da premissa não ser das mais interessantes, o jogo ainda conseguiu ter uma qualidade técnica abismal. Problemas de performance, visuais que pareciam de várias gerações atrás, um gameply datado e tantos outros problemas que fica até difícil listar todos.
O fracasso de The Lord of the Rings: Gollum foi tão grande, que a Daedalic chegou a fechar sua divisão de jogos para se focar apenas na publicação de títulos de outros estúdios.
6 - Saints Row
Saints Row não era a maior franquia dos jogos, mas certamente possuía sua base de fãs que estavam ansiosos por um novo jogo. No entanto, quando um novo título foi finalmente anunciado, estava bem distante do que os jogadores pediam.
A franquia havia passado por um reboot, trazendo uma proposta bem diferente. Agora com uma pegada mais jovem e um com outro tipo de humor, os fãs acabaram ficando bastante decepcionados.
Com o lançamento, a situação só piorou, com o jogo sendo duramente criticado por continuar parecendo um jogo da geração passada, não apresentando nenhuma melhoria relevante em relação aos seus antecessores. Após o fraco lançamento do jogo, o estúdio chegou a ser fechado.
5 - Immortals of Aveum
Procurando trazer uma aposta diferente no gênero de FPS, focando no uso de magia ao invés de armas, a Ascendant Studios reuniu forças com a EA para o lançamento de Immortals of Aveum.
Com a premissa diferente e sendo dirigido por Bret Robbins, o qual comandou anteriormente jogos da franquia Call of Duty re Dead Space, havia uma certa expectativa quanto ao título. Infelizmente, no lançamento o jogo passou longe de ser o sucesso esperado.
Com uma contagem pequena de usuários no lançamento, o jogo recebeu duras críticas. Mesmo tendo custado $125 milhões de dólares para ser desenvolvido, o jogo não tardou em chegar a todos os serviços de assinatura possíveis, e a EA até mesmo chegou a dar por um tempo toda a receita obtida com o jogo para o estúdio com o objetivo de ajudá-lo.
4 - Redfall
A Arkane é um estúdio aclamado pelos jogadores, tendo títulos como Dishonored e Prey em seu portfólio. Então quando anunciaram estar trabalhando em Redfall, um FPS sobre caçar vampiros, a expectativa era alta.
Infelizmente o jogo acabou decepcionando a todos. A qualidade de Redfall ficou longe do que os outros títulos da Arkane entregavam, com um gameplay travado, uma arte que deixava a desejar e uma IA que acabou virando meme na internet.
Mesmo o jogo estando disponível no Game Pass, não foi o bastante para salvá-lo. A Arkane Austin, divisão por trás do Redfall, chegou a ser fechada pouco tempo depois.
3 - Suicide Squad: Kill the Justice League
Outro jogo de super-herói que acabou fracassando. Após entregar três incríveis títulos do Batman, a decepção com a Rocksteady estar trabalhando em um GAAS do Esquadrão Suicida já era alta, mas após o seu lançamento as críticas só pioraram.
O jogo perdeu rapidamente a maior parte da sua base de jogadores e o efeito disso é até hoje sentido nos conteúdos que vêm sendo lançados. Missões repetidas do jogo base, personagens novos sem uma história e muitas outras críticas são feitas pelos jogadores que continuam jogando.
É possível ver que o estúdio trouxe uma qualidade técnica alta para o jogo, mas infelizmente todo o resto acabou não agradando. A situação só fica mais triste ao lembrarmos que podíamos ter tido outro Batman Arkham no lugar.
2 - Skull and Bones
Skull and Bones é o clássico caso de jogo que estava fadado ao fracasso desde o começo. A cada trailer que saia os jogadores se sentiam mais desinteressados e o resultado final acabou sendo o esperado.
O jogo foi duramente criticado em seu lançamento, recebendo notas extremamente negativas pela mídia especializada e conquistando um número bem baixo de jogadores para um jogo de orçamento alto.
Skull and Bones certamente não teve o desenvolvimento mais suave, passando por diversos adiamentos e problemas, com os jogadores em certos momentos até mesmo acreditando que teria sido cancelado. Rumores sugerem que a Ubisoft teve que lançar o jogo de forma obrigatória, após ter usado fundos do governo para o projeto.
1 - Concord
Dificilmente algum jogo conseguirá superar Concord tão cedo no quesito fracasso. Mesmo após toda as reações negativas aos trailers, o flop do jogo acabou sendo maior do que qualquer um podia prever.
Após um lançamento extremamente fraco, chegando a um pico máximo de apenas 697 jogadores no Steam, a Sony anunciou que o jogo teria seus servidores fechados e todas as compras reembolsadas apenas 2 semanas após ter chegado ao mercado, provavelmente um recorde.
Considerando o nível de produção, com o jogo até mesmo tendo recebido animações para o marketing, Concord deve ter custado uma boa bolada para a Sony. Ainda não sabemos se Concord terá um futuro ou realmente chegou ao seu fim.
E você, acha que deixamos algum título de fora? Comenta para a gente qual você considera os maiores fracassos dos jogos!