A Square Enix está realizando grandes mudanças internamente e desde que o novo CEO assumiu a empresa, parece estar querendo seguir um caminho mais seguro e menos arriscado se tratando de lançamentos.
Em seu recente relatório financeiro, a Square Enix revelou que teve uma perda de $140 milhões de dólares (cerca de R$ 716 milhões em conversão direta). O motivo teria sido por "descarte de conteúdo", ou seja, cancelamento de projetos.
Em março, a empresa decidiu realizar uma grande mudança na sua política de jogos menores, "revisando os títulos HD em desenvolvimento". Com o desenvolvimento de jogos para console cada vez mais se tornando difícil, a empresa espera concentrar seus esforços em títulos principais.
Alex Donaldson, jornalista da VG247, comentou:
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Foco em qualidade em vez de quantidade
No começo do ano, o novo CEO afirmou que o objetivo da Square Enix agora seria focar em diminuir a quantidade de lançamentos, focando-se em trazer uma biblioteca mais enxuta, mas de maior qualidade para os jogadores.
O CEO acredita que a empresa sofre com dois grandes problemas. Em primeiro lugar ela tentou alcançar diversos públicos em vários dispositivos diferentes, o que acabou fragmentando seus recursos e prejudicando a qualidade dos títulos.
Em segundo lugar, ele acredita que vários dos títulos da Square Enix tiveram uma abordagem meio nebulosa, não se encaixando como um AAA e nem como um indie. Para os próximos projetos, ele espera uma distinção melhor.