Preços da Steam Argentina aumentam assustadoramente após mudança da Valve

#Games | Alguns jogos sofreram aumento de mais de 1000%
Bully Maguireem

Hoje no dia 20 de novembro, o Steam mudou a moeda usada para vendas na Argentina e na Turquia para o dólar americano (USD). A implementação consiste em duas novas regiões de preços: "LATAM — USD" para a América Latina (que inclui a Argentina) e "MENA — USD" para o Oriente Médio e Norte da África (que inclui a Turquia).

Como era de se esperar, os preços explodiram, alguns jogos perderam praticamente o preço localizado que geralmente é de escolha da desenvolvedora. O que talvez indique que mesmo os estúdios não estarão preocupadas em regionalizar o preços nesses países:

Abaixo existem outros exemplos que foram possíveis tirar print (via Waybackmachine) no mês de outubro, ainda sim vale a pena conferir.

Comparação 1: Red Dead Redemption 2

O jogo da Rockstar dobrou de preço, na cotação anterior ele valia 11.299 pesos argentinos sem promoções (o que equivale a cerca de 31 dólares) mas na mudança o jogo parece ter perdido a localização, custando 60 dólares.

Comparação 2: Battlefield 2042

Batttlefield 2042 é um jogo de 2021 que já tem o histórico de mal lançamento e viver em promoções constantemente, antes ele custava 6.399 pesos (O equivalente à 18 dólares), agora ele passou para 60 dólares, um aumento de 250%.

Comparação 3: Cities Skylines 2

Este é um lançamento de mês outubro, que na Argentina foi precificado à 8.499 pesos (24 dólares) e agora o jogo passou para 30 dólares, perdendo o desconto de 6 dólares.

Motivações do Steam

Segundo a Valve, ela encontraria dificuldade em continuar oferecendo as formas de pagamento do Steam nesses países e territórios devido às constantes flutuações cambiais, tarifas, impostos e problemas logísticos.

Nada foi falado no recado oficial sobre as pessoas que mudam de região para comprar jogos mais baratos, mas que já se tornou um problema na atualidade, como por exemplo o aumento de preço de Resident Evil 4 Remake no ínicio do ano ( +170% ) na Argentina e de +63% na Turquia.

A Valve admite que é escolha dos desenvolvedores localizar os preços dos jogos, mas se as desenvolvedoras sentirem que não vale a pena fazer isso nestas regiões, poderá ser difícil comprar jogos nestes países daqui para frente.

Reação no Reddit

No Reddit, várias pessoas lamentam pois não apreciaram a mudança. Além disso, a Valve havia informado que iria converter os valores nas carteiras dos jogadores usando a taxa de câmbio do dia, o que pode ter sido uma surpresa desagradável:

"Acabei de verificar, minha carteira ainda estava lira turca, mas toda a loja agora está em dólares americanos para mim. RIP", afirma RenoReddit03
"Voltei para a Itália tentando comprar algo ontem, então isso não vai me afetar. Mas ainda acompanho o post para entender o que fazer quando puder mudar novamente de região." diz AngelogyPyth
"As editoras precisam fazer ajustes manualmente, então muitos preços não serão ajustados, especialmente jogos mais antigos/abandonados" afirma JoaoMXN
"Os preços simplesmente dispararam. Aparentemente apenas adotaram os preços dos EUA. Eu me pergunto quem pode pagar pelos jogos nessas regiões agora." diz Kriss_Jensen
Fonte 1: Steampowered
Fonte 2: Reddit
Fonte 3: Twitter
Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Ver comentários