The Wolf Among Us | Criador do universo coloca a obra em domínio público

#Games | Divergências com a DC Comics e problemas com direitos autorais como motivos.
Bully Maguireem

Bill Willingham, criador de Fables que serve de cenário para o jogo The Wolf Among Us da Telltale colocou a propriedade em domínio público.

O anúncio foi feito em uma extensa postagem no Substack de Willingham:

"A partir de agora, 15 de setembro de 2023, a propriedade de quadrinhos chamada Fables, incluindo todos os spin-offs e personagens relacionados de Fables, está agora em domínio público. Está feito, e como a maioria dos especialistas dirá, uma vez feito isso não pode ser desfeito."

Ele explica que seus "pensamentos sobre como reformar as leis de marcas registradas e direitos autorais" nos Estados Unidos "passaram por uma transformação radical" e diz que o sistema atual é "uma mistura de acordos antiéticos de bastidores para manter marcas registradas e direitos autorais nas mãos" das grandes corporações”.

Briga com a DC Comics

A principal razão, no entanto, parece ser uma insatisfação de longa data em seu relacionamento com a DC Comics, tanto na forma como a empresa lidou com a propriedade Fables, quanto na forma como interpretou o próprio contrato de Willingham.

“Quando assinei pela primeira vez meu contrato de publicação de propriedade como criador na DC Comics, a empresa era dirigida por homens e mulheres honestos e íntegros”, escreve ele.

De acordo com Willigham, essas pessoas desde então “saíram ou foram demitidas” e substituídas por “estranhos, sem integridade mensurável, que agora optam por interpretar cada faceta do nosso contrato de uma forma que só beneficia a DC Comics”.

Wilingham continua listando inúmeras queixas mais específicas com a DC, várias das quais relacionadas à adaptação de seu universo pela Telltale. Ele escreve que a DC admitiu que "sua interpretação" do acordo entre os dois lhe permitia "fazer o que quisessem com a propriedade".

"Eles poderiam mudar histórias ou personagens da maneira que quisessem. Eles não tinham nenhuma obrigação qualquer para proteger a integridade e o valor da IP, seja deles próprios ou de terceiros (Telltale Games, por exemplo)."

Relação do autor com a Telltale

A remuneração também é um obstáculo. Willingham afirma que embora a DC tenha prometido:

"Pagar o dinheiro devido pelo licenciamento de Fables para Telltale Games", eles mais tarde "renegaram sua palavra e ofereceram o valor prometido como uma 'taxa de consultoria', o que evitou o precedente de admitir que se tratava de dinheiro devido ."

Esta oferta também incluía um “acordo de não divulgação” que impediria Willingham de “dizer qualquer coisa, menos coisas boas sobre a Telltale ou a licença”. Em relação a The Wolf Among Us, a situação é menos clara, já se passou quase uma década desde que o primeiro jogo foi lançado.

Porque optou por isso?

Willingham vê colocar Fables em domínio público como uma forma de "guerra assimétrica", uma alternativa ao processo contra a DC, que ele diz que "não pode pagar" e que não tem "anos de sobra".

Ele acrescenta: "se eu não consegui evitar que Fables caísse em mãos ruins, pelo menos esta é uma maneira de fazer com que também caísse em muitas mãos boas".

Teoricamente qualquer pessoa deve agora ser capaz de criar as suas próprias obras baseadas no universo de Willingham, embora ele aconselhe que “a lei dos direitos de autor é uma confusão: propositadamente vaga e obscura”.

O próprio Willingham ainda está vinculado a seus acordos com a DC, o que significa que ele não pode criar ou autorizar novas histórias de Fables sem que a DC permita, e eles ainda terão que pagá-lo por quaisquer livros de Fables que publicarem.

Fonte: Pcgamer
Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários