Square Enix tem queda na receita, no lucro operacional e na venda de jogos no seu último trimestre fiscal

#Games | Apenas Final Fantasy XIV apresentou resultado satisfatório na empresa durante o último trimestre
Billy Butcherem

Chegamos ao período onde as empresas ocidentais e japonesas apresentam seus resultados financeiros do último trimestre, e hoje, a Square Enix Holdings Co. foi uma delas. Este resultado de último trimestre em questão é muito imoortante para a empresa, por ser o seu primeiro em 13 anos que não apresentará os resultados da sua divisão ocidental, Square Enix Europe, uma vez que ela foi quase inteira vendida ao Embracer Group no período passado.

Apesar dos ganhos milionários com venda dos estúdios e os lançamentos de jogos, no entanto, a Square Enix reportou uma queda de 3,3% ano-a-ano na venda de jogos, apesar dos recentes lançamentos Live A Live e Dragon Quest X Offline. Nesse espaço de tempo, o primeiro título vendeu 500 mil unidades, enquanto o segundo vendeu 200 mil unidades.

O mesmo pode ser dito na receita geral da Square Enix, que caiu 14% em comparação com o mesmo período em 2021. O lucro operacional em geral da empresa caiu em 10,6%. As vendas/receitas/lucros com jogos inteligentes, para web e mobile também sofreu queda no último trimestre, com o único título apresentando lucro e um salto significativo sendo o MMORPG de sucesso da editora, Final Fantasy XIV.

Um gráfico da editora também compara os seus últimos 3 anos em termos da venda de jogos e lucro com o lançamento de novos títulos. Ano-a-ano, a Square Enix vem sofrendo um grande declínio na venda de novos jogos, com seu maior registro sendo no trimestre de 2020. Após isso, houve uma queda relativamente grande em 2021, e no ano atual, houve outro declínio:

Para 2023 e 2024, é esperado que esse quadro apresente fortes melhorias, especialmente devido ao lançamento de grandes títulos como Final Fantasy XVI, Forspoken, uma nova IP japonesa ainda por ser revelada, e claro, o antecipado Final Fantasy VII: Rebirth.

Também lembramos que Final Fantasy XIV continuará recebendo conteúdo contínuo, o que ajudará a Square Enix a se recuperar melhor, especialmente frente ao fato que a editora se desprendeu de US$ 250 milhões de gastos anuais com a manutenção das suas operações ocidentais, que foram vendidas, tornando possível o uso desse investimento anual para todo seu lado Japonês.

Veja Também:
Made in Brazil Sale está de volta, promoção de jogos Brasileiros no Steam
Marvel revela o elenco do filme do Quarteto Fantástico
Banishers: Ghosts of New Eden ganha trailer de lançamento
Jornalista acredita que os preços dos jogos subirão para R$ 500,00 na próxima geração de consoles
Diretor de Final Fantasy VII Rebirth fornece uma atualização sobre o desenvolvimento da terceira parte da trilogia
Yoshitaka Murayama, criador de Suikoden e Eiyuden Chronicle, faleceu aos 55 anos
Ver comentários