Análise | The Kaito's File

#Análises | A DLC de Lost Judgment que aborda Kaito como protagonista
Sr Oriem

Lost Judgment foi lançado em 2021 e trouxe uma história bem interessante, abordando o bullying nas escolas e o erro de julgamento da justiça. Assim como no Judgment, ele traz os personagens que já foram apresentados e utilizam novamente como protagonista Takayuki Yagami. Porém, antes do jogo ser lançado, já estava planejado uma DLC com lançamento posterior e que abordaria um pouco da história do Masaharu Kaito.

Kaito é um dos protagonistas mas não é controlado pelo jogador, sendo apenas uma peça chave importante para a história. Pelo que parece o estúdio Ryu Ga Gotoku queria abordar um pouco mais a fundo o personagem Kaito, mostrando um pouco mais da sua personalidade e seu passado. Logo abaixo irei descrever um pouco melhor sobre como foi feita essa abordagem em forma de DLC.

História

A história do jogo aborda um caso de desaparecimento de uma pessoa e que de certa forma tem muita relação com seu passado.

Sem explicar muito sobre ela para não estragar a experiência de jogo, seu parceiro Yagami está cuidando de um outro caso enquanto Kaito ficou sozinho na cidade de Kamurocho. Porém chega um certo cliente pedindo para Kaito encontrar uma pessoa em específico. A partir daí Kaito tenta de todas as formas encontrar essa pessoa, mas os problemas são bem maiores do que apenas o desaparecimento dela.

A história no geral segue bastante o padrão que a Ryu Ga Gotoku já está acostumada a colocar na franquia, ou seja, bastante diálogos para investigar um caso, partes de combate contra inimigos e investigar locais para buscar pistas. Porém o andamento da história deixa muito a desejar, porque o jogador passará a maior parte do tempo procurando pistas e cuidando de um adolescente do que realmente progredindo na história. E a parte mais estranha é que todo o plot é contado em uns 30 minutos consecutivos de diálogo, não sendo gradualmente apresentado igual o Lost Judgment por exemplo. Isso deixa uma boa parte do jogo muito maçante de acompanhar.

Outra parte que não senti que funcionou muito bem é justamente a de cuidar de um adolescente. O garoto além de ser bem "meloso" ainda precisa de diversos cuidados por parte do Kaito em vários momentos da história, o que piora ainda mais o andamento dela. Caso tirasse o garoto da história (ou reduzisse sua participação) quase nada seria perdido, porque o foco dela não está nele, mas sim na pessoa que está sendo procurada e o plano de fundo que é apresentado.

Mas de certa forma nem tudo que foi apresentado é ruim, porque todo aquele drama e suspense que o estúdio consegue criar em seus jogos ainda está muito presente nessa DLC. E provavelmente é ela que segura a atenção na história até o fim.

Outra parte muito legal dessa história é o vilão que, apesar de até ser previsível de saber quem é, foi criado de forma muito interessante. Quem for acompanhar o jogo vai notar como é bem apresentada as duas faces desse vilão e como pode ser estranho até mesmo de acompanhar ele discursando. Esse foi um ponto forte da história.

Jogabilidade

Sobre as mecânicas de jogo elas são bem iguais aos do Lost Judgment, principalmente por conta de ser uma DLC do mesmo. As principais mudanças foram na forma de investigar de Kaito e principalmente na sua forma de combate.

No The Kaito's file, é mostrado que o personagem possui algumas habilidades bem peculiares para investigação, como ouvir bem de onde vem alguns sons e sentir o cheiro de objetos para deduzir um acontecimento. Apesar de ser um pouco diferente ainda não achei a forma ideal de como o jogo deveria abordar isso, porque em algumas partes pode ficar bem monótona essa forma de investigação.

O combate por outro lado foi uma novidade incrível, apesar de que eu estava relutante sobre ele ao ver alguns vídeos. Kaito possui apenas dois estilos de combate mas ambos são bem satisfatórios de usar. O primeiro é o estilo Bruiser, focado em dano e golpes rápidos. O segundo estilo é o Tank, focado em defesa e utilizar objetos para combate. Os estilos podem ser alternados durante as lutas, favorecendo o jogador que escolher melhor a forma de usá-los. As animações de cada estilo também ficaram muito bem feitas.

A evolução dos estilos de combate e outros atributos também são bem semelhantes ao jogo base, porém, é claro, focado nas habilidades que o Kaito possui.

Não existem outras novidades perceptíveis em relação a esse aspecto no jogo, até por conta de ser uma extensão do jogo base e com foco em menor duração, girando em torno de 8 horas no máximo para ser completado. Então caso tenha jogado o Lost Judgment sentirá que é basicamente o mesmo jogo com algumas pequenas mudanças.

Audiovisual

Os gráficos permanecem o mesmo padrão do jogo base, com bastante destaque aos personagens principais da história que foram muito bem trabalhados em ambos os jogos.

Mas um ponto já até citado anteriormente são as animações do combate de Kaito, as quais são muito bem feitas e interessantes de acompanhar visualmente. Os quick time events (QTE) também entram nesse ponto, com boas cinemáticas e muita ação seguindo o padrão da franquia.

As músicas tocadas também não ficam atrás na questão de boa qualidade. Já houve uma melhora significativa nesse quesito sonoro em relação ao Judgment para o Lost Judgment, e a DLC Kaito's File seguiu o bom padrão do Lost Judgment. Diversas músicas tocadas durante o combate ajudam muito a aumentar a imersão.

Concluindo...

Kaito's File é uma DLC que é necessário pensar um pouco mais antes de comprá-la, não porque é ruim, mas porque ela fica maçante em diversos pontos da história e não é tão extensa para cometer esses erros. Com uma história focada finalmente em Kaito, era de esperar que contariam um pouco do seu passado e um pouco sobre suas ações no presente, mas boa parte da história é cuidando de um adolescente que não agrega de forma positiva.

Além desse ponto, outro que contribui para pensar um pouco antes de comprar o jogo é o seu preço que custa quase um jogo completo (R$160). O jogo tem no máximo 8 horas de duração e reaproveita muitos recursos do Lost Judgment, e por isso o seu preço ficou bem salgado para o que ele realmente entrega. Talvez tivesse sido melhor criarem um spin-off bem trabalhado ao invés de cobrar esse valor na DLC, até mesmo para dar valor ao ótimo personagem que criaram.

Caso consiga uma promoção para comprar esse jogo ele poderá valer a pena, principalmente caso seja fã da série Judgment e queira ver o Kaito em ação. Até porque ele possui alguns pontos positivos muito bons, como o novo combate do Kaito, um vilão bem cruel e até um plot interessante.

Disponível nas plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation5.

Possui legenda/dublagem em português: Não.

Veja Também:
Confira as notas iniciais que Foamstars vem recebendo
Stellar Blade é atualmente o 2º jogo com maior número de pré-vendas na PSN
Fate/Samurai Remnant ganha sua primeira expansão
Resident Evil 4 Remake - Gold Edition já está disponível no PC, PlayStation e Xbox
Easter Egg de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça indica retorno do Batman
Existem mais pessoas jogando Batman: Arkham Knight do que Suicide Squad: Kill the Justice League no Steam
Ver comentários