Entre os motivos da venda da Square Enix Europe (Crystal Dynamics, Eidos-Montréal) pela Square Enix Holdings, também parece estar o desejo de investir em novos setores.
A venda de Tomb Raider, Deus Ex, Legacy of Kain, Just Cause, Life is Strange, Sleeping Dogs e outros IPs para o Embracer Group foi comentada pela administração da Square Enix Holdings, por meio de um comunicado de imprensa oficial.
Com ele, a gigante japonesa explicou que fez essa escolha em virtude do desejo de alcançar uma “alocação mais eficiente de recursos”, tendo em vista os desafios representados pela constante evolução do setor de entretenimento.
Nesse contexto, prossegue a direção da Square Enix:
A decisão de separar-se da Eidos, da Square Enix Montréal e da Crystal Dynamics, como lemos, é uma decisão que tem as suas raízes num processo de reestruturação interna mais amplo, anunciado pela empresa a 31 de maio de 2021. Eles oferecerão à Square Enix "a oportunidade de alinhar seu papel como editora global com a organização sediada em Tóquio".
Na raiz da escolha surpresa feita pela Square Enix, parece haver uma necessidade de reestruturação interna, visando reduzir a dispersão dos estúdios da empresa e liberar recursos para investir em novos setores, com a empresa querendo focar-se em mercados movidos pelo Play-to-Earn (Jogue para Ganhar), gerado pelo NFT, bem como uma concentração maior nos Games-as-a-service (GaaS) japoneses.
Para obter uma imagem mais clara dessa situação, no entanto, provavelmente será necessário esperar pelo menos alguns meses.