Não compre placa de video agora, diz o desenvolvedor do Ethereum

#Notícias | Ethereum 2.0 / Proof of Stake (POS) não chegará antes de junho
RiPeem

Ethereum é uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain, Ethereum é a segunda maior criptomoeda do mundo depois do Bitcoin.

O desenvolvedor do Ethereum "Tim Beiko" anunciou que a migração do Ethereum para a sua versão 2.0 não ocorrerá antes de junho, entretanto o DEV recomendou que as pessoas não comprem placas de video usadas no momento. Não foi mencionado uma data exata, Tim Beiko afirma que o Ethereum está na fase final do Proof-of-Work (PoW) e que a mudança ocorrerá ainda este ano.

Alguns dos Objetivo do Ethereum 2.0 que terá a estreia do Proof of Stake (POS) é reduzir drasticamente as taxas cobradas para transacionar na rede além do tempo de confirmação das operações e diminuir o gargalo na blockchain. Com essa atualização também será o fim da mineração convencional de ETH utilizando-se placas de vídeo.

Com essa mudança teremos efeitos colaterais, a NVIDIA a principal fabricante de placas de vídeo do mundo vai sofrer um certo impacto pois terá maior oferta de placas no mercado de usados.

Segundo os cálculos hoje em dia não compensa mais investir em placas de vídeo para mineração pois o retorno seria em 20 meses e como a atualização do Ethereum pretende chegar em breve é provável que um investimento em placa de vídeo resultaria em prejuízo. Por conta disso, Tim Beiko recomendou que as pessoas não comprem placas de vídeo no momento.

"Sugiro fortemente que não invista em equipamentos de mineração agora."

"Não será junho, mas provavelmente nos próximos meses. Ainda sem data definida, mas definitivamente estamos no capítulo final do PoW no Ethereum."

Contando com um poder computacional de ~1 petahash por segundo (PH/s), hoje milhões de placas de vídeo ao redor do mundo fazem a segurança do Ethereum (ETH). Contudo, tal migração para o Ethereum 2.0 fará com que muitas destas GPUs voltem para o mercado de usados.

Como exemplo, uma RTX 3070 da NVIDIA faz cerca de 60 MH/s, portanto, seriam necessárias 17 milhões deste modelo de placa para alcançar a marca de 1 PH/s.

Portanto, estima-se que a maioria destas placas vão para a venda no mercado de usados já que não há outra criptomoeda tão grande para abrigar tantos mineradores. Para a felicidade dos gamers, esta migração repentina poderá causar uma enxurrada de mineradores tentando vender suas placas de vídeo ao mesmo tempo, resultando em preços ainda menores afetando até o preço das placas novas.

O mercado de usados com maior oferta, e sem mineradores comprando grandes lotes de novas GPUs, a NVIDIA pode ver suas vendas despencarem. Em última instância, isso afetaria as ações da empresa. O mesmo com a AMD, contudo seu crescimento nos últimos anos está mais relacionado a sua dominância no setor de processadores.

Fonte: Livecoins
Veja Também:
Game Pass: Serviço permanecerá exclusivo do Xbox e first party continuarão chegando day one
Microsoft estaria considerando trazer Gears e próximo Doom para outros consoles, afirma The Verge
Phil Spencer gostaria de ver os jogos da Sony e Nintendo chegando ao Xbox
Phil Spencer comenta se Starfield e Indiana Jones irão algum dia chegar no PS5
Game Pass chega a 34 milhões de assinantes
Microsoft provoca que o próximo Xbox terá o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware
Ver comentários