Epic Games anuncia aquisição da plataforma de música Bandcamp

#Mundo | Poucos meses após comprarem a Harmonix, estúdio de Rock Band e Dance Central, a editora compra toda uma plataforma de músicas
Billy Butcherem

A Epic Games acaba de comprar o Bandcamp, a plataforma de música onde os artistas podem fazer upload de suas músicas e merchandising e receber até 82% de receita por tudo o que vendem. Isso é muito melhor do que a maioria das plataformas de música online como Spotify, e parece se alinhar muito bem com a atitude da Epic de colocar mais poder (e dinheiro) nas mãos dos criadores.

“Estou animado em anunciar que o Bandcamp está se juntando à Epic Games, que você pode conhecer como os criadores de Fortnite e da Unreal Engine, e campeões por uma Internet justa e aberta”, disse o cofundador e CEO do Bandcamp, Ethan Diamond.

Embora a Epic e o Bandcamp combinem bem ideologicamente, ainda parece uma estranha parceria entre duas empresas não relacionadas.

“A missão do Bandcamp é ajudar a espalhar o poder de cura da música construindo uma comunidade onde os artistas prosperam através do apoio direto de seus fãs”, explica Diamond no blog da Epic.

“Na Epic, encontramos um parceiro que acredita tão profundamente quanto nós que o futuro da música e da arte em si depende da criação de comunidades igualitárias e inclusivas como a que nossos fãs e artistas ajudaram a construir.”

Para quem ainda não ouviu falar do Bandcamp, é uma plataforma de música que começou em 2008 como um mercado aberto onde os artistas podiam não apenas fazer upload e vender suas músicas, mas também merchandising como camisetas, discos e pôsteres. Os usuários têm a opção de apoiar os artistas pagando mais do que os artistas estão pedindo, e a música digital pode ser baixada sem CRM em vários formatos de arquivo com ou sem perdas.

Em novembro de 2020, o Bandcamp iniciou a transmissão ao vivo de shows com ingressos com seu serviço Bandcamp Live, e também começou a organizar pré-encomendas com financiamento coletivo de prensagens de discos de vinil. Em agosto de 2020, cerca de metade da receita do Bandcamp era em vendas físicas.

O Bandcamp promete que a plataforma permanecerá praticamente a mesma para seus usuários. Mas em segundo plano, a Epic ajudará a expandir o Bandcamp internacionalmente e também ajudará a desenvolver a plataforma em várias frentes, como páginas de álbuns, aplicativos móveis, ferramentas de merchandising, sistemas de pagamento e muito mais.

Então, o que a Epic ganha com o Bandcamp? O comunicado de imprensa não disse exatamente, mas dado o interesse da Epic no Metaverso e seu histórico de fazer shows de música em Fortnite, o Bandcamp oferece uma plataforma online para um mundo virtual musicalmente orientado.

E com a compra da Harmonix pela Epic, os dois poderiam até se combinar para um novo jogo voltado para a música. Rock Band 5? Dance Central 4?

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Ver comentários