AMD anuncia o FSR 2.0 (FidelityFX Super Resolution 2.0) e será lançado no próximo trimestre

#Tecnologia | O RSR já está disponível no novo driver AMD para placas de vídeo RX 5000 e RX 6000
RiPeem

O FidelityFX Super Resolution​ (FSR) é uma tecnologia da AMD que usa um algoritmo de aumento de escala espacial, onde a imagem do jogo é renderizada em uma resolução menor e depois a imagem é ampliada ficando próximo da qualidade de imagem da resolução nativa e ajudando a placa de vídeo a impulsionar taxas de quadros em jogos selecionados.

A AMD anunciou uma nova versão de sua tecnologia o "FSR 2.0" que será um upscaling temporal deixando de lado as técnicas espaciais da primeira versão do FSR. A AMD diz que essa nova versão oferece uma qualidade de imagem superior a versão FSR 1.0 em todas as resoluções e em seus modos Desempenho, Equilibrado e Qualidade. O FSR 2.0 também vai incluir um anti-aliasing (método de redução de serrilhamento) e assim como o FSR 1.0 o FSR 2.0 continuará como código aberto para os desenvolvedores.

O FSR 2.0 não depende de aprendizado de máquina como acontece no DLSS da NVIDIA e seus tensor cores, o FSR 2.0 funcionará em várias plataformas e em um ampla quantidade de placas gráficas incluindo placas concorrentes.

A AMD demostrou imagens e um vídeo do jogo Deathloop que mostra o FSR 2.0 em ação:

A AMD recentemente lançou sua nova versão do driver "Adrenalin Edition 22.3.1" onde estreia o RSR (Radeon Super Resolution) que é um recurso de upscaling espacial no driver que é construído no mesmo algoritmo da tecnologia FSR ou FidelityFX Super Resolution. Ele oferece resolução quase nativa e desempenho aprimorado em milhares de jogos executados em modo de tela cheia exclusivo. No momento o RSR funciona apenas em placas gráficas baseados em RDNA 1 e 2 ou seja RX 5000 e 6000 series.

Ao contrário do FSR que não é integrado no driver e só funciona em jogos específicos o RSR pode funcionar em vários jogos então o usuário ativa a tecnologia no software AMD e testa no jogo que deseja. A AMD oferece um guia no Software de como ativar RSR, ao ativar a tecnologia o usuário deve trocar a resolução dentro do jogo, por exemplo se a resolução nativa do usuário é 1920x1080 ele deverá diminuir a resolução para 1600x900 para que o RSR funcione.

FSR 2.0 será lançado no segundo trimestre de 2022 e novas informações serão anunciadas durante a GDC 2022 em 23 de março.

Fonte 1: Videocardz
Fonte 2: Videocardz
Fonte 3: Www
Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Ver comentários