Ex-economista da Valve faz sérias críticas ao mercado de NFTs e jogos Play-to-Earn

#Games | Yanis Varoufakis participou de um debate onde falou a respeito desse "futuro dos jogos" que as editoras vem comentando
Billy Butcherem

Yanis Varoufakis recentemente opinou sobre os vários debates sobre o metaverso, NFTs e jogos de Play-to-Earn. Varoufakis foi economista da Valve antes de se tornar membro do parlamento e, eventualmente, Ministro das Finanças em seu país natal, a Grécia, tendo doutorado em economia pela Universidade de Essex.

Varoufakis se refere a si mesmo como um "marxista errático e inconsistente". Ele se sentou com o Crypto Syllabus para discutir seus pontos de vista durante uma entrevista. Esta organização se descreve como um “centro de rede, um think tank distribuído, que possibilitaria, aprofundaria e melhoraria o trabalho de jornalistas, acadêmicos e intelectuais que ainda estão comprometidos em atravessar o hype e analisar criticamente o mundo das criptomoedas.”

O economista realmente não mediu palavras sobre o metaverso.

"Hoje, uma década depois, está claro que comunidades de jogos como a que eu estudei na Valve estão operando pensamentos como esses "metaversos completos", termo criado por Zuckerberg. Neles, grande parte de sua vida, como fazer amigos, produzir bens para venda, consumir entretenimento, debater com pessoas, é feito digitalmente", observou Varoufakis.

"A ambição de Zuckerberg é inserir seus bilhões de usuários não-jogadores do Facebook em uma economia social digital semelhante ao Steam, completa com uma moeda de plataforma baixa que ele controla. Como posso resistir ao paralelismo com um feudo digital em que Zuckerberg sonha em ser o senhor da tecnologia?"

Enquanto ele fala dos Play-to-Earn, Varoufakis apontou que algumas coisas positivas poderiam vir deles.

"Quando trabalhei com a Valve, dez anos atrás, havia milhares de jovens na China, no Cazaquistão e em outros lugares fazendo um esforço para prestar serviços aos membros das comunidades de jogos da Valve", observou.

Quando se trata de NFTs, Varoufakis acredita que eles são “como todas as outras comodidades”. Ele disse que eles “não oferecem nada de novo nos mundos digitais, exceto talvez que eles turbinam a ideologia do capitalismo”.

Ele observou que “no mundo analógico, os NFTs têm valor apenas na medida em que o direito de se gabar oferece utilidade para aqueles que cuidam deles”. Ele acha que os NFTs não subvertem a “estrutura de direitos de propriedade criando e sustentando o poder exorbitante da oligarquia sobre muitos”. E se os preços desses itens e atividades espontaneamente lucrativos caíssem? "Era isso que mantinha as pessoas da Valve acordadas à noite."

O economista também criticou as criptomoedas e os blockchains.

"Os custos ambientais da criptomoeda são muito grandes", apontou Varoufakis.

"Mas mesmo que existisse uma varinha mágica cuja renúncia faria o blockchain funcionar com zero watts, as criptomoedas continuariam sendo mais um problema do que uma solução."

Ele continuou dizendo que:

“Dentro de nosso atual sistema mundial oligárquico, explorador, irracional e desumano, o surgimento de aplicativos de criptografia só tornará nossa sociedade mais oligárquica, mais exploradora, mais irracional e mais desumana. os entusiastas de criptomoedas, nem me dou ao trabalho de mencionar suas repercussões ambientais."

Varoufakis levantou uma série de pontos interessantes sobre Metaverso, NFTs e jogos Play-to-Earn que serão de interesse para qualquer um que participe dessas comunidades, independentemente de suas opiniões em todos os debates ao redor. O economista pode ser uma valiosa fonte de sabedoria quando se trata de navegar nessas questões daqui para frente.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Análise - Momodora: Moonlit Farewell
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Ver comentários