Clichês que todo mundo pós-apocalíptico geralmente vai ter

#Artigos | Geralmente não falta um desses.
Bully Maguireem

Esta semana pensei comigo mesmo á respeito dos jogos, filmes e séries que se passam em um mundo pós apocalíptico, conforme fui avançando no tema percebi uma série de clichês que todos abrangem, daí veio a ideia de criar esta lista.

Introduzido nesse mundo primariamente através do filmes, nos últimos anos é possível ver semelhanças entre as estéticas cinematográficas que os jogos usam de inspiração. Com destaque para 'Mad Max' de 1979, 'Eu sou a Lenda' de 2007 e o 'O Dia Depois de Amanhã' de 2004, além de séries mais extensas como The Walking Dead e ou The Rain.

E claro temos os jogos como Left 4 Dead, The Last of Us, Metro, Fallout, The Division e entre outros que assumem também características bastante inspiradas no cinema e que compartilham os mesmos clichês que seus 'pais', digamos assim.

Criança/Adolescente ingênua que vira um sobrevivente implacável

Um destaque nesse ponto talvez seja o Carl de The Walking Dead, é difícil pensar em alguém mais mimado do que ele na série, é claro, que com o tempo ele aprendeu muitas coisas, mas não achei seu desenvolvimento contínuo até chegar o arco do Negan, em que ele ganhou um maior destaque.

A Telltale fez algo semelhante com a Clementine no segundo jogo de sua série, e também podemos citar a Ellie de The Last of Us 2 que praticamente virou o Solid Snake, mestre da furtividade, dizimando acampamentos.

Patetas que agem como se fossem alguma civilização antiga

É bastante comum, enquanto os mais fracos copiam os bárbaros, aqueles que tem alguma educação abrem um livro e copiam um povo do passado. É o caso por exemplo da Legião de César, de Fallout New Vegas, o César praticamente leu alguns livros e decidiu copiar toda a parte ruim governamental do Império Romano.

Outro que me vem á mente é o Rei Ezekiel, um antigo funcionário de zoológico que decidiu montar seu próprio reino feudal, e claro, pra isso ficou amigo de um tigre com o qual intimida seus oponentes. Em The Walking Dead ele era bastante respeitado apesar dos métodos antiquados com cavaleiros, lanças e sua maneira de falar coloquial.

Canibais de todos os tipos

No filme 'A Estrada' de 2009 somos introduzidos a canibais de forma bem perturbadora, em um porão, mas acho que esse tipo de artificio é mais conhecido nos filmes de Mad Max com grupo 'The Buzzards'. Esse é o clichê mais abrangente, geralmente também seria o que melhor funciona para criar vilões já que eles indubitavelmente perderam sua humanidade.

O Ditador malvadão

Destaque para o Governador do The Walking Dead, ou as gêmeas vilãs do Far Cry New Dawn, geralmente esse tipo tem algum trauma de infância ou perdeu algum ente querido durante o apocalipse. Não tem jeito, esse recurso é muito utilizado, a maioria dos ditadores são puramente do tipo 'brutamontes' ou de presença intimidadora. O lado bom é que geralmente ao se eliminar o líder, o bando se desfaz causando algum final satisfatório.

Os militares que sobreviveram são maus ou querem estar no controle

No Project Zomboid, você poderá encontrar um helicóptero uma vez por semana, mas não fique feliz, ele quer te eliminar. Acontece que a aeronave apenas sobrevoa sua posição sem pousar, atraindo hordas de zumbis, por isso até o jogo te avisa pra você não sair de casa nesses malditos dias.

Em Fallout, o governo é praticamente um grupo extremista, não querem te ver nem pintado de cor de rosa e odeiam tudo e todos, na série derivada Fear the Walking Dead eles bombardearam várias cidades ou seja, pioraram a situação.

Gente com falta de saúde mental

Os níveis de psicopatia despertam muito mais que antes, todo mundo quer torturar por um longo tempo e abranger sua selvageria, por exemplo a Abby que tortura e mata com taco de golfe. Lembrando que vinganças são comuns no apocalipse mas tortura geralmente é levado para o lado da vilania, por isso mesmo que seja interpretado de outra maneira não dá pra comparar essas situações com vinganças clássicas do entretenimento.

No jogo Mad Max, Chumbucket se apega de mais ao carro que o protagonista está usando (Como se fosse uma pessoa mesmo) mas Max não o perdoa, e pra destruir o vilão ele acaba explodindo o carro e o infeliz juntos. Parece até o Gollum com o Um Anel se fossemos fazer um paralelo.

Personagem que não gosta de armas ou de matar

A maioria dos protagonistas passa dessa fase após algumas horas de série, jogo ou filme, virando o 'Rambo'. Porém alguns personagens como o Eugene (TWD) seguiram muito tempo sendo covardões, eles geralmente evitam armas de fogo querendo resolver tudo na paz. Essa é uma qualidade ótima, porém é depreciativa no universo apocalíptico já que eles colocam seus comparsas em risco iminente quase sempre.

Outros personagens entram nessa categoria também mas geralmente são figurantes, não tem muito o que discutir sobre isso.

Culto religioso

Destaque para a Unitologia que quer unificar todo mundo através do monólito espacial em Dead Space, ou por exemplo, os Filhos do Átomo em Far Harbor (F4).

Geralmente todos tem alguma crença que levará o grupo á ficar raivoso e extremamente violento, eles geralmente usam armas e não aceitam 'não' como resposta, boa parte dessas crenças pode ser desmontada com pequenas respostas mas seus fiéis fanáticos preferem lutar até a morte.

Conclusão

Em nenhum momento é errado ou incorreto usar clichês, acho que eles até melhoram muitas obras, e atualmente é cada vez mais inesperado que alguém crie algo totalmente novo. Existem outros tópicos como "Pessoas que querem roubar seus suprimentos" ou 'Personagem Sabichão' tipo o Columbus do Zumbilândia ou Glenn (TWD) e etc, mas seriam óbvios até demais.

E você, se lembra mais de algum clichê ou algo mais que geralmente você geralmente espera nessas obras?

Veja Também:
Dragon's Dogma 2 em 90 segundos: Capcom dá uma breve sinopse da história
Final Fantasy VII Rebirth ganhará demo amanhã
Insomniac Games afirma ainda estar trabalhando no New Game+ de Spider-Man 2
Peacemaker chega dia 28 de fevereiro ao Mortal Kombat 1
Demon's Souls original completa 15 anos
Top Espanha | Confira os consoles e jogos mais vendidos no país em janeiro
Ver comentários