Activision Blizzard considerou se fundir com a Electronic Arts

#Curiosidades | Antes de serem comprados pela Microsoft, a empresa de Call of Duty considerou se fundir com a dona de FIFA e Battlefield
Billy Butcherem

Muitas vezes pensamos em editoras como Ubisoft, EA e Activision Blizzard como essas empresas monolíticas de vasta riqueza e recursos, mas em comparação com empresas como Microsoft, Google ou Amazon, todas elas se tornam bem pequenas.

Um exemplo disso foi mostrado ontem, quando a Microsoft anunciou que está adquirindo a gigantesca Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, embora antes desse acordo acontecer, aparentemente tenha havido pelo menos uma tentativa da empresa se fundir com sua maior rival, a Electronic Arts (EA).

Em entrevista à GamesBeat, o CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, deu a entender que a EA era considerada uma parceira em potencial antes do anúncio da Microsoft de ontem, mas no final das contas, até mesmo a EA era pequena demais para fazer uma grande oferta na dona de Call of Duty e World of Warcraft.

"Você pensaria, oh, somos uma grande empresa e temos apenas esses grandes recursos", disse Kotick.

"Mas quando você está nos comparando com empresas de US$ 2 trilhões e empresas de US$ 3 trilhões, ou até mesmo empresas de US$ 500 bilhões, você percebe que somos uma grande empresa no ramo de videogames, mas agora, quando você olha amplia a paisagem de quem são os concorrentes nos outros ramos, é um mundo diferente hoje do que nunca antes visto."

"Mas acho que, mesmo que nós tivéssemos nos consolidado e feito uma fusão com a EA, isso não nos daria o que precisaremos daqui para frente. E então, você percebe que precisa ter um grande parceiro para poder fazer isso funcionar."

Foi por conta desses pensamentos que a Activision Blizzard escolheu se vender para a Microsoft, segundo próprio Kotick, que em entrevistas passadas também considerou a Meta (antes chamada Facebook) como opção para a empresa se vender.

E caso a fusão entre EA e Activision Blizzard tivesse acontecido? Já imaginou como seria viver num mundo onde uma única editora possui FIFA, Battlefield, Call of Duty, Need for Speed, World of Warcraft, The Sims e muitas outras IPs de sucesso?

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