Aquisição da Sumo Digital Group pela Tencent será investigada pelo Painel de Segurança Nacional dos EUA

#Games | Chinesa está a pouco de comprar a grande empresa britânica por US$ 1,3 bilhão
Billy Butcherem

A gigante chinesa de videogames Tencent está em processo de adquirir todo o grande Sumo Digital Group desde que a intenção da compra foi revelada em Julho de 2021 por £ 919 milhões (US$ 1,27 bilhão).

Atualmente, a Tencent detém uma participação de 8,75% na empresa cuja subsidiária, Sumo Digital, desenvolveu jogos como Sackboy: A Big Adventure, Forza Horizon 2 (Xbox 360), Hood: Outlaws & Legends, Crackdown 3, LittleBigPlanet 3 e Team Sonic Racing. No entanto, a aquisição agora está sendo investigada por um painel de segurança nacional dos EUA.

De acordo com um relatório da Reuters, "a Tencent concordou em oferecer compromissos para obter a aprovação do Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), que avalia as negociações para garantir que não prejudiquem a segurança nacional".

O relatório também afirma que o comitê intensificou sua criteriosidade nas negociações chinesas desde que o governo Trump começou sua longa investigação com a rede social TikTok nos Estados Unidos. As duas partes estão supostamente em negociações com o CFIUS para liberar a aquisição antes do final do ano.

A onda de aquisições de estúdios de videogame não mostrou sinais de desaceleração. Mais recentemente, a CD Projekt S.A. adquiriu a The Molasses Flood, desenvolvedores por trás de jogos populares de sobrevivência e construção de bases como Drake Hollow e The Flame in the Flood.

A maior rival chinesa da Tencent, NetEase Games, adquiriu a desenvolvedora No More Heroes, Grasshopper Manufacture, e já tem o objetivo de trazer "3 jogos" Grasshopper Manufacture Games "de qualidade ainda maior para todos os jogadores nos próximos dez anos". A própria Tencent comprou a pouco tempo 7% da Kadokawa Interactive, donos da FromSoftware (Dark Souls, Elden Ring).

No final de setembro, a PlayStation anunciou a aquisição da Bluepoint Games, estúdios dos remakes de Demon's Souls e Shadow of the Colossus. Além disso, não podemos esquecer da Electronic Arts (EA), que só em 2021 gastou quase US$ 6 bilhões comprando empresas como a Codemasters, Playdemic, Glu Mobile e Metalhead Software.

Para adicionar tudo isso, Phil Spencer, CEO de Xbox, observou que a empresa, subsidiária da Microsoft, ainda não concluiu sua grande onda de aquisições, continuando na busca de novos estúdios e editoras para compor os Xbox Game Studios.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Análise - Momodora: Moonlit Farewell
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Ver comentários