Há 1 ano atrás a Microsoft chocou o mundo com a aquisição da ZeniMax Media

#Games | Pegando todos de surpresa, foi um momento bastante inédito para a indústria de videogames AAA
Billy Butcherem

Foi exatamente há um ano atrás, durante as 10h (no Brasil) que a Microsoft casualmente anunciou por meio do seu site oficial de noticias relacionadas ao Xbox, o Xbox Wire, que estavam em um processo de adquirir o maior conglomerado privado da indústria de jogos ocidental, a ZeniMax Media pela quantia de US$ 7,5 bilhões.

Aqui no site, fizemos várias matérias relacionadas ao assunto, e sem duvidas foi um momento bastante histórico para a indústria em geral, tendo em vista que essa compra foi a maior relacionada a uma editora AAA sendo adquirida por outra. Em 2014 a Microsoft já havia feito uma grande compra (com a da Mojang AB custando US$ 2 bilhões) porém o recorde geral ainda se manteve para a compra da Supercell pela Tencent, que custou mais de US$ 8 bilhões.

No calor do momento poucos entendiam como iria ficar a situação da empresa daqui pra frente, com rumores flutuando entre a ZeniMax Media agir como uma holding independente dentro da Microsoft, seus estúdios entrando no Xbox Game Studios, ou a empresa de tornando uma editora adicional dentro do braço Xbox. Como já sabemos, o que se tornou realidade foi a terceira opção, com a ZeniMax se tornando uma empresa-irmã do Xbox Game Studios, ambas de propriedade do Team Xbox, o que totalizou 23 estúdios internos.

Apesar de ter se passado 1 ano, os frutos da compra da ZeniMax/Bethesda ainda devem demorar um pouco para serem vistos. Durante este mês, a Arkane Lyon, um dos 8 estúdios que foram adquiridos como parte do conglomerado, lançou Deathloop, um título exclusivo no lançamento para PlayStation 5 e PC, enquanto a Tango Gameworks pretende lançar em 2022 o seu Ghostwire: Tokyo sob as mesmas condições. Isso se deve devido a um acordo entre Sony e ZeniMax realizado antes da compra da editora.

Quanto ao que se espera da editora no Xbox, no próximo ano alguns dos estúdios da empresa já tem lançamentos agendados, Redfall, da Arkane Austin, autores de Prey 2017, e Starfield para 11 de Novembro de 2022, a próxima nova IP da Bethesda Game Studios, autores de Skyrim e Fallout 4.

E você, ainda se lembra de como foi sua reação com o anúncio da compra da ZeniMax? Quais são suas expectativas para a empresa agora que se tornou parte de uma editora First-party? Deixe sua opinião abaixo, no campo de comentários.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Análise - Momodora: Moonlit Farewell
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Ver comentários