De volta para o passado #2 | Em 2008, Bully, Counter-Strike e EverQuest eram banidos do Brasil

#Artigos | Rockstar e Valve foram prejudicadas no mesmo ano
Vasco123em

Em 2008 já se havia várias perguntas sobre a influência dos vídeo games em relação a vida real. Isso acabou gerando desde reportagens com criticas feita a indústria dos games até a censura imposta pelo governo.

E os jogos em questão obviamente que poderiam ser censurados é os que envolvem violência. Vamos aos casos específicos de cada jogo banido na época.

Bully

A Rockstar em 2006 estava vindo com seu mais novo jogo, e assim como GTA, não poderia deixar de ser polêmico. Bully gerou controvérsias no mundo inteiro, pois como o próprio nome do jogo remete, envolvia bullyng. Embora o jogo tente demonstrar como seria sobreviver em uma escola cheia de práticas de bullyng, o que se discutiu foi somente as práticas de bullyng dentro do jogo.

O jogo já havia sendo banido em alguns países após o seu lançamento, mas no Brasil isso foi ocorrer só em 2008. O motivo oficial do banimento é que o jogo incita violência aos professores.

Bully só voltou a ser vendido oficialmente em 2016, 8 anos depois do banimento.

Counter-Strike

Counter-Strike foi outro alvo dos políticos brasileiros. O jogo estava tendo um crescente sucesso no Brasil, e com isso teve até mod colocando mapa localizado no rio.

Então em 2008, CS foi banido no Brasil, segundo os políticos por incitar a violência e a possibilidade de escolher lados, terroristas ou contra terroristas. Porém, o bizarro é que nesse processo, a descrição do game tinha mais ligação com o mod cs_rio do que com o jogo oficial. A descrição era a seguinte:

"O participante pode escolher o lado do crime: virar bandido para defender a favela sob seu domínio. Quanto mais PMs matar, mais pontos. A trilha sonora é um funk proibido"

A EA, publicadora do jogo na época, disse em defesa. "itens como traficantes, a cidade do Rio de Janeiro, favela, trilha sonora funk e pontuação extra por matar PMS não fazem parte do jogo original. Estas modificações foram criadas por pessoas que não têm qualquer tipo de ligação ou relacionamento com ambas as empresas e que dispuseram seu download gratuitamente pela internet."

No final, a Valve acabou sendo menos prejudicada que a Rockstar, e levou 1 ano pro jogo voltar a ser comercializado por aqui.

EverQuest

EverQuest é um MMORPG e nesse caso foi ainda mais estranho o banimento do jogo no Brasil. O jogo não tinha distribuição oficial no país, mas mesmo assim os politicos resolveram vetar o jogo. O motivo do banimento foi que o game podia levar o jogador a conflitos pesados, e além disso receber tarefas que poderiam ser boas ou más.

Fonte 1: Globo
Fonte 2: Einerd
Veja Também:
Capcom quer saber se você deseja um novo Dino Crisis
Resident Evil 3 Remake chegará ao Xbox Game Pass em breve
Atualização beta para o PS5 conta com melhorias para o DualSense
Square Enix está reformulando seu processo de desenvolvimento com o objetivo de aprimorar a qualidade de seus jogos
Tencent estaria desenvolvendo uma versão mobile de Elden Ring
Silent Hill: The Short Message registra 1 milhão de downloads em cinco dias
Ver comentários