Activision Blizzard é agora investigada por 4 dos maiores reguladores federais e estaduais dos EUA

#Mundo | Tendo problemas superiores aos da Ubisoft, o caso envolvendo a Activision Blizzard já se tornou a maior investigação a uma empresa de videogames
Billy Butcherem

Ontem, cobrimos a notícia de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (US Securities and Exchange Commission) está investigando a Activision Blizzard Inc. após seu processo de assédio sexual e discriminação e escândalo associado.

Como observamos, os federais intimaram a Activision junto com executivos, incluindo Bobby Kotick, buscando de tudo, desde arquivos pessoais e atas de reuniões do conselho até documentos de rescisão e comunicações de Kotick relacionadas a reclamações de funcionários.

A Activision confirmou a investigação e disse que está "cooperando com a SEC", mas a partir desta manhã, a empresa emitiu uma declaração pública mais ampla que caracteriza a situação legal como Activision-Blizzard "continuando a trabalhar com os reguladores para tratar e resolver reclamações de local de trabalho que recebeu.”

A declaração não apenas confirma que a SEC apontou um microscópio para a empresa, mas admite que tanto o National Labor Relations Board quanto a US Equal Employment Opportunity Commission estão investigando a corporação em busca de irregularidades.

  1. Ver Também: Activision Blizzard é acusada de violar os direitos trabalhistas de seus funcionários
  2. Ver Também: Processo contra Activision Blizzard é redobrado após tentativa da empresa em coagir testemunhas, reter provas e obstruir a investigação

Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard, disse que a empresa continua a se envolver de forma produtiva com os reguladores, incluindo a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA (EEOC), o National Labor Relations Board (NLRB) e o Departamento de Fair Employment and Housing (DFEH) da Califórnia com o objetivo de melhorando as políticas e procedimentos do local de trabalho e garantindo a conformidade.

“A Activision Blizzard está ativamente envolvida em discussões contínuas com a EEOC e tem cooperado com a investigação da EEOC a respeito de certas práticas de emprego. Ele também confirmou que está cumprindo uma recente intimação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) emitida para a Empresa e vários funcionários e executivos atuais e antigos com relação a divulgações sobre questões trabalhistas e questões relacionadas. A Empresa está confiante em suas divulgações anteriores e está cooperando com a investigação da SEC.”

Os leitores notarão que o tom cooperativo dos comunicados à imprensa recentes tem sido marcadamente diferente do que a empresa emitiu em Julho de 2021, na época negando as reclamações e criticando os investigadores com fortes insultos a SEC por ''duvidar das capacidades da Activision Blizzard''.

Desde que o primeiro processo foi aberto, é claro, vários funcionários e executivos foram expulsos, os patrocinadores abandonaram a empresa e o DFEH da Califórnia acusou a empresa de interferir com as testemunhas e rasgar as evidências relacionadas ao processo. Também observamos o aumento do movimento trabalhista dentro da empresa, que a Activision Blizzard ignorou até agora, mas por ter contratado uma empresa de combate aos sindicatos.

Todo esse alvoroço torna o caso de investigação da Activision Blizzard como o maior já feito em toda a indústria de jogos, superando ao que a Electronic Arts passou em 2017 (sendo investigada por 3 reguladores federais). A situação do lado Blizzard Entertainment é o que está em pior situação aqui, em vista que caso a empresa seja condenada como culpada, pode terminar num encerramento da Blizzard como empresa e desenvolvedora de jogos.

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários