Toshihiro Nagoshi, criador de Yakuza e um dos maiores diretores da SEGA, pode deixar a empresa para se juntar a NetEase Games

#Games | Empresa chinesa de jogos conseguirá um grande trunfo japonês, derrubando a SEGA
Billy Butcherem

O mercado de jogos da China não está para brincadeiras, e além de estarem comprando dezenas de empresas e estúdios Ocidentais, agora eles começam a atacar no mercado de jogos Japoneses, explorando a entrada em empresas como SEGA, PlatinumGames, Koei Tecmo e Square Enix.

Toshihiro Nagoshi, o criador e diretor da aclamada série Yakuza, está nos estágios finais de deixar a SEGA e assinar um contrato com a gigante chinesa NetEase (maior rival da Tencent). De acordo com um relatório da Bloomberg, Nagoshi “não assinou um contrato final e suas funções ainda não foram finalizadas”, mas espera-se que crie sua própria empresa com a NetEase, e desenvolva novos jogos por lá.

Nagoshi está com a SEGA há quase 32 anos e trabalhou em tudo, de Ryu Ga Gotoku a F-Zero GX, Virtua Fighter e Daytona. Esta saída não é uma grande surpresa, já que ele deixou seu papel como CCO da Sega no início do ano. Na época, a Sega disse que Nagoshi deixou o cargo porque queria estar mais no lado criativo das coisas, em vez de tomar decisões gerenciais.

A transição foi concluída em 1º de abril de 2021, junto com uma série de outras mudanças estruturais que a SEGA planejava implementar ao longo do ano (devido a empresa estar sofrendo prejuízos fiscais desde o final de 2019). Enquanto na época parecia que a decisão de Nagoshi foi feita para que ele pudesse se concentrar mais na série Ryu Ga Gotoku e seus desdobramentos, uma entrevista que ele deu no final de março revelou que ele queria ramificar para diferentes projetos.

"Os membros da Ryu Ga Gotoku Studio, eles só trabalharam realmente na série Yakuza,” ele explicou.

"Mas acho que seria um desperdício se esses membros da equipe realmente talentosos que temos não fossem capazes de usar todas as suas habilidades em todo o seu potencial."

Como relata a Bloomberg, esta é uma grande conquista da NetEase, cujo alcance provavelmente só é obscurecido por sua rival chinesa, a Tencent. Ambas as empresas vêm adquirindo empresas e IPs relacionadas a videogames, quadrinhos e animação nos últimos anos, em uma tentativa de colocar a China no centro de tudo relacionado aos jogos.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Análise - Momodora: Moonlit Farewell
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Ver comentários