Xbox Game Studios Publishing tem desejo de criar grandes franquias através de estúdios Second-party

#Games | Divisão do Xbox comenta mais dos seus objetivos em recente busca por um diretor de design
Billy Butcherem

A Microsoft parece estar disposta a se arriscar para criar experiências Second-party como no passado, e os investimentos em cima da Xbox Game Studios Publishing começam a aumentar consideravelmente. Lembramos que faiz alguns anos que a divisão atuava de maneira ''desligada'', explicitamente desde o cancelamento de Scalebound, onde na época foi um grande peso para a área de Second-parties da empresa.

Marcada pelo sucesso no Xbox Original e Xbox 360, a XGS Publishing (no passado chamada de Microsoft Global Publishing) foi responsável por criar laços com estúdios diversos ao redor do mundo, onde daí nasceram títulos como Alan Wake, Tom Clancy's Splinter Cell, Dead Rising, Lost Odyssey, Quantum Break, Ori 1/2, Ryse: Son of Rome, Forza Horizon 1/2/3, Sunset Overdrive, Ninja Gaiden, Gears of War 1/2/3, Blue Dragon, Shadow Complex, só para citar alguns exemplos.

Durante a E3 2021, a Microsoft anunciou que vai voltar a dar muita atenção na área, tendo contratado o ex-Vice Presidente da Warner Bros. Games, Peter Wyse, para liderar a nova geração da Xbox Game Studios Publishing, e também Kim Swift, criadora de Portal e designer de Left 4 Dead e Half-Life, atuando como diretora para criar experiências Second-party que usem de recursos do Azure, como o recente Flight Simulator.

Nessa semana a divisão começou a contratar diversos talentos, e está a procura de um Diretor Técnico e um Diretor de Design para dar vida a novas obras de Second-party, com um resumo bastante expressivo do que eles desejam:

''A equipe da Xbox Game Studios Publishing, responsável pelo recém-lançado Microsoft Flight Simulator, Ori and the Will of the Wisps, e Tell Me Why está procurando por responsáveis para trabalhar com equipes de desenvolvimento independentes em jogos de consoles Xbox e Windows PC.''

''A ambição do Xbox é alcançar 2,3 bilhões de jogadores em todo o mundo. Na Xbox Game Studios Publishing, pensamos em cada um de nossos jogos como uma franquia, projetada para alcançar milhões de jogadores e envolvê-los por centenas de horas. Pensamos em atingir esse objetivo observando atentamente o que motiva nossos jogadores a continuar jogando seus jogos favoritos.''

Especificamente, estamos procurando por experientes que trabalharão diretamente com os líderes criativos de nossos estúdios parceiros para criar jogos socialmente envolventes onde os jogadores possam vivenciar grandes histórias, tendo em volta elementos para uma rica experiência.''

O desejo da XGS Publishing é não apenas dar vida a IPs com Second-party, mas sim verdadeiras franquias, e alcançar o desejado objetivo de 2,3 bilhões de jogadores que a Microsoft almeja, usando do Xbox Game Pass e do Xbox Cloud Gaming para alavancar essa ambição.

Estaremos de olho em que parcerias e futuros jogos podem estar surgindo, onde no momento, se fala bastante de Project Dragon, um novo RPG com dragões em desenvolvimento pela IO Interactive, os mesmos de Hitman.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Análise - Momodora: Moonlit Farewell
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Ver comentários