De 2015 para 2021, Brasil teve um salto gigante na velocidade de internet, segundo dados da Steam

#Artigos | Confira também dados de outros países, bem como as provedoras que melhor rankearam
Alves_GVem

Para quem não sabe, a Steam conta com uma ferramenta que divulga a quantidade de dados baixados e a velocidade média de download dos usuários na plataforma.

Sendo assim, quem quiser pode estar sempre conferindo essas estatísticas. Lembrando que os dados são atualizados a cada 7 dias.

Nesta semana (19/07 à 25/07) , os jogadores brasileiros promoveram um tráfego de 20.5 petabyte (PB), valor que representa 3,3% do tráfego global da plataforma e coloca o país como o primeiro da América do Sul.

Para efeito de comparação, há 6 anos, em 2015, tínhamos uma velocidade média de download de apenas 5 Mbps. Na época, as provedoras que mais se destacaram foram a NET, Global Village e Telefonica Brasil.

Hoje em dia, os brasileiros tiveram uma melhora considerável em sua velocidade de internet, o que resultou em mais jogos sendo baixados também. A dominância ainda continua com a NET (agora com o nome de Claro NET depois da junção das duas empresas), seguida de Vivo e Oi.

O Chile é outro país que se destaca na América do Sul, tendo uma excelente média de download.

Já para o lado dos hermanos, as coisas andam mais ou menos em relação a qualidade de sua internet, com média de 23,4 Mbps.

E o que dizer da Venezuela? O país anda precário também nesse lado, com uma média de download de apenas 3,8 Mbps.

Agora fazendo um giro pelo mundo, os Estados Unidos contou com uma quantidade imensa de dados baixados, 107.7 PB, e uma velocidade média de download na casa dos 69,9 Mbps.

Já a China foi responsável por 119.5 PB, sendo o país com o maior tráfego global (19,1%), e tendo uma velocidade média de download de 63,8 Mbps.

A Coreia do Sul também merece destaque pela sua incrível velocidade de download.

Abaixo podemos conferir também os dados da Rússia, Alemanha, Canadá e Suécia.

É excelente notar esse salto que o Brasil teve nos últimos anos, tanto em uso da Steam quanto no mais importante, que é na velocidade de internet.

Mas vale lembrar também que não adianta muito uma velocidade boa com um serviço prestado ruim, como ping sempre alto, perda de pacotes e quedas constantes, nisso ainda precisamos melhorar bastante... Nossa infraestrutura, inclusive, é uma das maiores barreiras quando falamos de jogos via streaming por aqui. Vamos ver como a gente se sairá com o xCloud e GeForce Now, ambos tem chegada confirmada para este ano.

Em todo caso, será interessante voltar até este artigo daqui algum tempo e ver se estamos evoluindo ou não.

E por aí, teve melhoras significativas em relação a internet nesses últimos anos? Deixe-nos saber no campo de comentários abaixo.

Veja Também:
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Ver comentários