Em 2013, mais de 3 anos antes de nascer a Id Tech 6 que estreou em DOOM 2016, a Arkane Studios subiu na E3 para apresentar a Void Engine, um novo motor gráfico criado pelo estúdio de Lyon, na França, na qual seria usado para futuros títulos da empresa.
Sendo uma criação total da Arkane Lyon, a Void Engine nada mais é que uma versão radicalmente modificada da Id Tech 5, motor gráfico usado em Rage, de 2011. De acordo com o estúdio na época, a Void Engine reescreveu mais de 70% dos códigos da Id Tech 5, alterando seu sistema de luz, sombra, animações, expressões faciais, inteligência artificial, e outras coisas.
Vimos o primeiro resultado desse motor gráfico em Dishonored 2, que foi o título de estreia para a Void Engine. De primeira, ele foi recebido de forma excelente quanto aos seus aspectos gerais, porém no PC houve muitas críticas quanto ao seu peso, porque as Id Tech utilizam da API Vulkan, enquanto a Void Engine usa do DirectX 11.
Isso foi melhorado com Dishonored: Death of the Outsider, lançado em 2017, e que neste aqui a Void Engine conseguiu ser bem amplificada. E agora, estamos próximos da chegada de Deathloop, novo jogo da Arkane Lyon, e como esperado, eles continuam com a Void Engine sendo adotada.
Após o recente vídeo de gameplay de 9 minutos, a Arkane Lyon comentou em entrevista que eles aprimoraram várias camadas críticas da Void Engine, especialmente quanto a otimização, onde prometem uma gama maior de versatilidade aos usuários de PCs.
Por ser um título de nova geração, Deathloop também conta com aprimoramentos técnicos quanto ao controle da física para as armas e na destruição de cenário, com a Arkane Lyon usando alguns resquícios da Id Tech 6 (a nova versão da Void Engine não utiliza qualquer recurso da Id Tech 7 do DOOM Eternal).
Estaremos vendo mais disso na prática quando Deathloop for lançado oficialmente em 14 de Setembro de 2021, para PlayStation 5 e PC.