Todd Howard é um dos grandes nomes da indústria de jogos, o gênio criativo responsável por jogos de RPG inovadores como as séries The Elder Scrolls e Fallout. Ele pode não ter o perfil de estrela do rock de Hideo Kojima, ou a aura de autor de Tim Schafer, mas seu trabalho é facilmente equiparável a eles.
Como tal, um novo jogo do Todd Howard é uma grande coisa. Starfield é uma IP extensa, completamente nova e ambientada no espaço e que, exceto por um anúncio na E3 2018 sabemos pouco mais do que seu nome, não sabemos absolutamente nada sobre ela - até agora. O jogo recebeu um teaser trailer de 2 minutos logo no início da conferência do Xbox na E3 2021, e, embora repleto de easter eggs e pistas obscuras sobre o mundo de Starfield, o que ainda revela muito pouco sobre o próprio jogo.
Em uma entrevista com o The Telegraph, Todd Howard falou mais a respeito do jogo. Ele disse o seguinte:
“É também um jogo de RPG um pouco mais hardcore do que fizemos. Tem alguns sistemas de personagem realmente ótimos - escolhendo sua formação, coisas assim. Estamos voltando a algumas coisas que costumávamos fazer nos jogos há muito tempo e que sentíamos que realmente permitiam que os jogadores expressassem o caráter que desejam ter. Então, acho que quando você o ver sendo jogado, você reconhecerá como algo que fizemos.”
Anteriormente, Howard falou sobre Starfield ter o DNA da Bethesda Game Studios. O que isso significa para ele e como isso influenciou o jogo especificamente?
“E tem objetivos e histórias em grande escala, mas esse tempo é recompensador para você. E se você quer apenas passar algumas horas vendo o pôr do sol ou colhendo flores, isso será gratificante também. Os momentos de silêncio são realmente muito bons.”
Sem jogabilidade para falar a respeito, a entrevista girou em torno do tom e dos temas de Starfield. A estética visual do trailer é mais corajosa e fundamentada do que a vibração mais familiar das óperas espaciais de grande orçamento, com equipamentos no estilo retrô e acenos para os exploradores do mundo antigo. O rival artístico de longa data de Howard, Istvan Pely, cunhou a abordagem visual do jogo como um ‘NASA-punk’.
“Então, se você olhar para a nave - provavelmente você pode imaginar uma nave muito mais elegante 300 anos no futuro, né? Mas ela tem semelhanças com o programa espacial atual."
Howard se esforça para enfatizar que Starfield é apenas um jogo, mas sua base na realidade científica parece estar muito distante da fantasia de ficção científica da série Mass Effect. Durante o curso do desenvolvimento, Howard até visitou a organização Space X de seu velho amigo Elon Musk para realizar algumas pesquisas de campo - "para falar com pessoas que podiam ver mais longe do que eu estava vendo agora". Curiosamente, Howard revela que essa abordagem influenciou não apenas a aparência e a sensação de Starfield, mas também a sua jogabilidade.
“É… acho que você poderá ver alguns disparos de lasers”, ri Howard timidamente. “É um jogo, não vamos nos enganar. Mas quando você constrói essas coisas, você pode se apoiar nelas e elas criarão sua própria vibração. Há uma caixa no trailer - é uma caixa com um relógio, na verdade. Você faz parte da Constellation, então você ganha o relógio dexplorador. E isso é parte da identidade de... você sabe, como essa coisa funciona? O que isso faz? O que isso não faz? Tom. Muito disso é tom.”
Quando perguntado se Starfield seria fantasioso como a série The Elder Scrolls, Todd respondeu o seguinte:
“Não vou me aprofundar muito nisso, mas encontramos maneiras de fazer você acreditar nisso no universo de Starfield. Então, sim, temos lasers. Temos lasers no vácuo [risos]. E também há som no vácuo. Então, descobrimos algumas maneiras que não vou abordar agora para fazer com que o jogador e nós tenhamos a capacidade de fazer essas coisas. Mas isso demorou um pouco.”
Existem raças alienígenas também - embora Howard não divulgue como elas se relacionam no universo do jogo (“Há uma maneira de abordá-la, eu direi isso”) - e planetas para explorar. Quão desafiador é projetar um universo aberto em comparação com um mundo aberto? Os mundos de Elder Scrolls e Fallout são grandes, mas relativamente independentes. O universo é, por sua própria natureza, infinito.
“Existem alguns aspectos diferentes sobre isso, dado o assunto, mas gostamos disso nos jogos. Queremos apontar em uma direção e caminhar e ter nossa curiosidade aguçada e, esperançosamente, recompensada.”
Howard é rápido em assegurar que Starfield é um jogo enorme, sendo projetado para ser explorado.
O teaser trailer de Starfield declara que ele é um universo que passou ‘25 anos em construção’ e, pela primeira vez, isso não é um mero exagero de marketing. Os conceitos do jogo têm ruminado na cabeça de Howard há décadas, mas só agora ele conta com a tecnologia necessária para poder tirá-lo do papel.
Resumindo para vocês, esses são os principais detalhes a respeito do jogo:
- Câmera em primeira ou terceira pessoa, de acordo com a preferência do jogador.
- Gameplays serão mostradas perto do lançamento.
- O jogo será grande, pelo menos terá 100 horas de duração.
- Terá uma abordagem visual "NASA-punk”, uma ficção científica com estilo retrô.
- Será o RPG mais hardcore criado por Todd Howard.
- Será realista e baseado na ciência, mas ainda assim será um jogo.
- Terá raças alienígenas e planetas exploráveis.
Starfield será lançado para Xbox Series e PC em 11 de novembro de 2022.