Disputa de Microsoft e Apple em 2020 pelo xCloud no iOS fez com que um rival fosse expulso da plataforma

#Games | Shadow Cloud Computing foi temporariamente removido no ano passado
Billy Butcherem

Em 2020, a Microsoft estava lutando para trazer o xCloud (agora chamado de Xbox Cloud Gaming) para o iPhone e iPad, e as conversas tiveram uma vítima improvável.

Shadow, um aplicativo de jogos em nuvem de terceiros que permite fazer streaming de jogos de PC para um iPhone ou iPad.

E-mails entre a Microsoft e a Apple, revelados na guerra de Epic v. Apple hoje, mostram como o fabricante do Xbox estava tentando obter o xCloud no iOS.

A Microsoft estava tentando descobrir como Shadow, Netflix e outros aplicativos “interativos” semelhantes podiam existir na App Store enquanto a Apple se recusava a aprovar o xCloud. A Microsoft apresentou o Shadow como um exemplo de tal serviço, apenas para vê-lo repentinamente removido da loja.

“Estávamos mostrando dois exemplos em que um jogo ou aplicativo era capaz de existir e não entendíamos por que não podíamos”, explicou Lori Wright, chefe de desenvolvimento de negócios da Microsoft para o Xbox, durante o teste Epic vs. Apple hoje.

“Eu acredito que eles Apple acabaram tirando Shadow da App Store com base neste e-mail que enviamos até que eles enviaram as alterações. Essa não era nossa intenção, claro, era um subproduto."

Embora a remoção de Shadow não seja permanente, a Apple removeu temporariamente o aplicativo da App Store duas vezes no ano passado.

Shadow foi removido pela primeira vez em fevereiro do ano passado, com a Apple alegadamente citando uma “falha em agir de acordo com uma parte específica das Diretrizes da App Store da Apple”. A Apple mais uma vez removeu o Shadow da App Store em fevereiro, e o aplicativo voltou uma semana depois.

Shadow revelou que o aplicativo foi removido pela segunda vez “devido a um mal-entendido” sobre a natureza do aplicativo:

“Ao contrário dos serviços de streaming de jogos, o Shadow oferece um PC com Windows 10 completo, em vez de uma biblioteca de jogos”, explicou Luc Hancock, gerente de comunidade da Shadow.

“Esta abordagem única permite que a Shadow cumpra as diretrizes da App Store, para que você possa acessar seu Shadow PC em qualquer dispositivo iOS para rodar seus jogos e softwares favoritos.”

A Valve lutou por mais de um ano para lançar seu serviço de streaming de jogos Steam Link no iOS. A Apple rejeitou o aplicativo, provavelmente porque permitia que um usuário iOS acessasse outra app store, Steam, dentro do ecossistema rigidamente controlado da Apple.

A Apple revisou suas regras após rejeitar o Steam Link, e o aplicativo foi finalmente aprovado há dois anos, em maio de 2019.

Fonte: The Verge
Veja Também:
Plucky Squire, jogo de plataforma que mistura 2D e 3D, ganha novo gameplay
Dead Island 2 é adicionado de surpresa ao Xbox Game Pass
FromSoftware não se sente pressionada pelo que outros estúdios fazem com o gênero Soulslike
Ubisoft espera lançar um Assassin's Creed por ano, afirma Tom Henderson
Bandai anuncia Gundam Breaker 4, novo jogo dessa clássica franquia de mechas
Flintlock: The Siege of Dawn ganha novo gameplay mostrando seu combate
Ver comentários