Disco Elysium: The Final Cut finalmente consegue ser liberado na Austrália

#Games | Tendo sido banida anteriormente, a edição estendida do jogo será finalmente lançada com uma classificação R18
Billy Butcherem

Disco Elysium: The Final Cut poderá ser lançado nos consoles da Austrália, já que o título finalmente obteve uma classificação no país.

O Australian Classification Board rejeitou a edição ampliada da ZA/UM em março, mas esta decisão estava sendo revisada pelo Classification Review Board.

Conforme relatado pela Kotaku Australia, a decisão agora foi revertida, e o jogo será lançado com uma classificação R18 +, o que o torna "legalmente restrito a adultos".

Os temas do jogo, a linguagem madura e as referências a drogas foram as principais razões para a rejeição inicial do título, mas, no documento explicando sua decisão, o conselho escreveu que Disco Elysium oferece uma "representação diferenciada do assunto que adapta a narrativa a um público maduro."

Acrescentou que o jogo não incentiva necessariamente os jogadores a usar drogas, já que elas acabam levando a efeitos negativos, apesar de um benefício de curto prazo, razão pela qual o conselho decidiu aprovar o jogo.

"Na opinião do Conselho de Revisão, embora o uso de drogas vinculado a incentivos e recompensas não possa ser acomodado em R18+, este jogo fornece desincentivos relacionados ao comportamento de consumo de drogas, ao ponto em que o uso regular de drogas leva a consequências negativas para a progressão do jogador no jogo", disse o conselho.

“Foi, especificamente, o desincentivo ao uso de drogas que influenciou o Conselho de Revisão na tomada da decisão”.

Disco Elysium: The Final Cut deveria ser lançado inicialmente na Austrália em 30 de março no PlayStation 5 e 4, com um lançamento para Xbox Series, Xbox One e Switch esperado no final do ano. Não está claro neste estágio quando o título pode ser lançado.

Quando a classificação da Disco Elysium foi recusada, Leigh Harris, ex-jornalista e PR baseado na Austrália e atualmente trabalhando como designer sênior de jogos na Wargaming, compartilhou como a proibição representava um problema de longa data no país.

Fonte: games industry.biz
Veja Também:
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios
Xbox ganha tema dinâmico do Blue Dragon
Ver comentários