Encerramento da PS Store de PS3, PSP e PS Vita vai gerar no fim de mais de 2,000 jogos

#Games | Alguns como Metal Gear Solid 4 ficarão perdidos no limbo por não possuir versões de Xbox e PC
Billy Butcherem

O fechamento da PlayStation Store no PS3, PS Vita e PSP é uma daquelas coisas realmente difíceis de aceitar.

A partir do próximo verão não será mais possível fazer compras nas lojas digitais dos três consoles: os usuários poderão continuar baixando suas compras, mas na verdade muitos títulos desaparecerão do mercado.

A notícia gerou um acalorado debate na rede com a Sony acabando na mira de detratores digitais, que sempre expressaram preocupação com a perda de memória do videogame.

De fato, a partir do próximo verão (a partir de 2 de julho para a PS3 e PSP, a partir de 27 de agosto para a PS Vita) já não será possível adquirir uma quantidade bastante elevada de jogos, cujo número foi calculado num recente relatório da VGC.

Da análise da equipe editorial constatou-se que com o encerramento da PlayStation Store, cerca de 2.200 jogos digitais vão desaparecer do mercado, não disponíveis para compra em formato físico:

  1. Cerca de 630 jogos apenas digitais para PlayStation Vita
  2. Cerca de 730 jogos apenas digitais para PlayStation 3
  3. Poucos jogos apenas digitais para PSP
  4. 293 PlayStation Minis
  5. 336 PS2 Classics
  6. Cerca de 260 clássicos do PS1

As contagens não são 100% precisas, já que o fechamento da versão web da antiga PlayStation Store tornou a vida um tanto complicada para os autores do relatório.

A maioria dos 2.200 jogos mencionados acima também estão disponíveis em outras plataformas, como os consoles da família Xbox (Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S) e PC.

Falamos de títulos como Beyond Good & Evil HD, Rayman 3 HD, Far Cry 3: Blood Dragon, Tom Clancy's Rainbow Six Vegas 1 e 2, Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate HD, Street Fighter IV, SoulCalibur II HD Online e Resident Evil Code: Veronica X).

No entanto, o total também inclui cerca de 120 jogos exclusivos para PlayStation, que nunca poderão ser comprados novamente após o fechamento, onde incluem Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Infamous: Festival of Blood, Echochrome II, Lumines Supernova, The Last Guy, Rain, Trash Panic, Pain, PixelJunk Racers, Tóquio Jungle, TxK e MotorStorm RC.

A isto acrescentamos também PS1 Classics, como Silent Hill, que não está disponível em versão digital em nenhuma outra loja. Reiteramos que os usuários que já compraram estes jogos no passado (ou que o farão até o fechamento da PlayStation Store) não perderão nada, pois poderão continuar a baixá-los gratuitamente na Lista de Downloads.

Fonte: Every Eye
Veja Também:
Helldivers 2 bate o recorde de jogadores de Halo Infinite no Steam
Análise | Helldivers 2
Rumor | Contraband pode chegar ainda este ano e Fable em 2025
Performance de Payday 3 ficou muito abaixo da expectativa do estúdio
Deu ruim! Confira as notas iniciais de Skull and Bones
Assinantes do PlayStation Plus Deluxe podem testar Dead Island 2 gratuitamente
Ver comentários