Jornalistas e pessoas da indústria começam a investigar o "sangramento" de talentos e desenvolvedores da BioWare

#Games | O estúdio atualmente se encontra em um estado delicado
Billy Butcherem

Recentemente recebedos a reportagem que a BioWare, um querido estúdio de RPGs do Canadá fundado em 1995, está passando por um grande "sangramento" de funcionários, onde diretores, designers, escritores, e outros começaram a abandonar a empresa nos últimos 6 anos (2015 até 2021).

Anteriormente especulado em 120 devs, foi descoberto que na verdade a empresa já perdeu mais de 150 desenvolvedores desde que a Electronic Arts conseguiu pôr suas mãos na empresa quando a adquiriu em 2008, e encerrou o contrato exclusivo da BioWare com a Microsoft Studios / Xbox que durou de 2000 até 2011.

O estúdio nas últimas semanas esteve passando por ainda mais turbulência, devido ao cancelamento de Anthem 2.0, levando a demissões no estúdio BioWare Austin, enquanto uma parte desses devs passaram para o novo Dragon Age.

Que algo não está certo na BioWare desde que sua gerência passou dos próprios chefes da empresa para a Electronic Arts isso nós já identificamos, depois que os únicos co-fundadores restantes Ray Muzyka e Greg Zeschuk se aposentaram ao mesmo tempo, seguidos por Casey Hudson, que é conhecido como o criador da série Mass Effect.

David Gaider, roteirista de Dragon Age, o gerente geral de Aaryn Flynn, Mike Laidlaw, designer-chefe de Jade Empire e criador da série Dragon Age, e James Ohlen, criador de Baldur's Gate e Star Wars: KotOR, que passou 22 anos na empresa também foram exemplos de saídas de talentos da empresa.

Pelo que sabemos, a BioWare está atualmente trabalhando em uma versão remasterizada da trilogia Mass Effect, bem como em novos capítulos da série e Dragon Age, estes que podem ser seus últimos projetos (se chegarem a ser lançados).

Conhecemos o histórico da Electronic Arts em fechar estúdios quando eles entram em uma "maré de azar" por fugir dos princípios que a empresa emprega, e visto o histórico, saída massiva de desenvolvedores, e a lenta progressão em seus novos jogos, parece inevitável pensar que a BioWare possa estar perto do seu fechamento.

O assunto foi recentemente abordado pelo Jornalista e YouTuber 'LKH', que ao lado de muita pesquisa e outros do meio do ramo da IGN e Kotaku, estão investigando o caso atual que a subsidiária da EA Worldwide Studios se encontra:

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Ver comentários