Sessão Flashback | 1992

#Artigos | O que rolou de mais interessante na indústria de games, cinema e música em 1992
Renatitoem

E voltamos com a Sessão Flashback! Um artigo que aborda cada ano na indústria de jogos, cinema e música. Um artigo feito para os nostálgicos voltarem no tempo, com pouco texto e muitas imagens. Agora iremos desembarcar no ano de 1992, ano que teve ótimos lançados nos games, muitos filmes bons e músicas excelentes. O que foi bom deve ser lembrado, então vamos voltar ao passado, mesmo que por um breve instante.

GAMES

The Addams Family é lançado para o Super Nintendo, baseado no filme A Família Addams de 1991. O game foi desenvolvido e publicado pela Ocean Software.

A Bandai lança o Dragon Ball Z: Legend of the Super Saiyan, um RPG da icônica saga dos animes e mangás.

Atari Corporation deixa de dar suporte ao Atari 2600, Atari 8-bits e Atari 7800. É o fim de uma era.

Konami lança Tiny Toon Adventures: Babs 'Big Break para o Game Boy. Foi o primeiro jogo da série Tiny Toon Adventures lançado no portátil da Nintendo.

Ecco the Dolphin deu as caras pela primeira vez no mundo dos games através do Mega Drive.

A Nintendo lança o Super Mario Kart, o primeiro game da série, criando o subgênero de karts nos jogos de corrida. Uma franquia viva até hoje e que é um sucesso comercial.

SNK lança Art of Fighting para os fliperamas, apresentando ao mundo Robert Garcia e Ryo Sakazaki.

A Philips lança o seu console caseiro, o CD-i. Foi o primeiro console a utilizar CDs como mídia física de jogos.

Bem antes de se tornar Square Enix, a Enix lançou Dragon Quest V no Japão naquele ano de 1992.

A Sega lança a continuação de um dos jogos que tinham a cara do Mega Drive, o Streets of Rage 2, um dos melhores beat em' ups da época.

Falando da Sega de novo, ela lançou o Virtua Racing nos fliperamas, jogo que estabeleceu as bases para os jogos de corrida 3D subsequentes e popularizando os gráficos 3D para um público mais amplo.

Midway Games lança Mortal Kombat na América do Norte, que apresenta "fatalities" sangrentos e personagens digitalizados. O começo de uma das franquias mais icônicas do mundo dos games, ultrapassando a barreira dos jogos e ganhando espaço até mesmo no cinema.

Street Fighter II: The World Warrior é lançado no Super Nintendo e Mega Drive, alcançando um sucesso estrondoso nos dois consoles. Street Fighter II foi o jogo mais vendido do SNES naquele ano.

A Sega publica Sonic the Hedgehog 2 para Mega Drive, Master System e Game Gear. O jogo introduziu o companheiro de Sonic, Miles "Tails" Prower, e a transformação em Super Sonic. Sonic 2 manteve a qualidade da série, melhorando tudo o que o seu antecessor fez.

Super Mario Land 2: 6 Golden Coins é lançado para Game Boy. Nele tivemos a primeira aparição de Wario.

O computador Amiga 1200 é lançado. É o último modelo de baixo custo do Amiga antes da falência da Commodore.

Interplay lança Alone in the Dark, considerado o primeiro jogo de survival horror e um dos primeiros jogos com personagens poligonais totalmente 3D. Alone in the Dark serviu de inspiração para jogos de terror que vieram posteriormente, como Resident Evil.

A Sega lança o polêmico Night Trap para o Sega CD. Night Trap foi muito criticado pela sua violência e pelas cenas com mulheres seminuas.

Flashback é lançado pela Delphine Software no Amiga. O jogo é elogiado por sua animação em rotoscopia, uma técnica um precursora da moderna captura de movimento, dando uma fluidez de movimentos incomum para a época. Ele está listado no Guinness World Records como o jogo francês mais vendido de todos os tempos.

Mega Man 5 é lançado no Japão. Em 15 de dezembro, o game chegou nos Estados Unidos.

Fatal Fury 2 é lançado pela SNK para arcades e o console Neo Geo. O jogo evoluiu em tudo em relação ao primeiro Fatal Fury.

Um dos jogos mais famosos (e mais difíceis) do SNES foi lançado. Contra III: Aliens Wars foi produzido pela Konami, onde controlamos Bill Rizer e Lance Bean na luta contra uma invasão alienígena no ano de 2636. Para muitos é o melhor jogo da franquia.

Street Fighter II é eleito o jogo do ano pela Golden Joystick Awards, Electronic Gaming Monthly e Game Informer. Não é a toa que esse game foi um clássico e fez muita gente gostar de jogos de luta.

CINEMA
A Disney lança Aladdin, uma animação que conta as aventuras de Aladdin, Jasmine e o Gênio da lâmpada. O longa obteve a maior bilheteria de 1992, com 504 milhões de dólares arrecadados. Aladdin representou um renascimento para a Disney.

O Guarda-Costas conta a história de um segurança que tem o objetivo de proteger uma artista famosa, onde uma relação profissisonal acaba se transformando em uma paixão mútua. O filme foi estrelado por Kevin Costner e Whitney Houston, angariando a segunda maior bilheteria daquele ano.

Após o sucesso do primeiro filme, uma continuação seria inevitável, e Esqueceram de Mim 2 deu as caras para o público. Macaulay Culkin ainda era o protagonista e Joe Pesci e Daniel Stern ainda eram os vilões.

Máquina Mortífera 3 é o terceiro filme (óbvio) da série que começou lá em 1987. Mel Gibson e Danny Glover ainda estão presentes e agora eles têm de investigar uma gangue conhecida como "assassinos de policiais" que vem dando muita dor de cabeça para a polícia de Los Angeles.

A Warner Bros. lança Batman: O Retorno, protagonizado por Michael Keaton. O novo filme do Homem Morcego dessa vez contava com a presença da Mulher Gato e do Pinguim como antagonistas.

Protagonizado por Whoopi Goldberg, Mudança de Hábito contava a história da irmã Deloris Wilson que acaba se envolvendo sem querer num caso policial. Foi um dos filmes mais engraçados naquele ano e foi exibido inúmeras vezes na Sessão da Tarde.

Mundo Proibido foi um dos filmes mais loucos e controversos daquele ano. Contava a história de Jack Deebs, um desenhista de história em quadrinhos que foi levado pela sexy Holli, um desenho seu, a um mundo paralelo no qual os desenhos têm vida própria. Com clima erótico e piadas de duplo sentido, o longa contou com a participação de Brad Pitt e Kim Basinger.

A 65ª cerimônia do Oscar homenageou os filmes lançados em 1992 nos Estados Unidos e ocorreu em 29 de março de 1993, em Los Angeles. Os Imperdoáveis levou como o melhor filme e rendeu a Clint Eastwood o prêmio de Melhor Diretor. Al Pacino foi eleito o Melhor Ator pela sua atuação em Perfume de Mulher e Emma Thompson foi eleita a Melhor Atriz pelo seu papel em Retorno a Howards End.

MÚSICA

O álbum Nevermind do Nirvana chega ao primeiro lugar nas paradas da Billboard 200 dos Estados Unidos, estabelecendo a popularidade do movimento Grunge dos anos 1990.

Em 1992 seis grandes gravadoras chegaram a um acordo para eliminar o formato longbox das embalagens de discos até abril de 1993, devido a reclamações de que a embalagem é prejudicial ao meio ambiente.

Mariah Carey se apresenta no MTV Unplugged, mostra aos críticos seu alcance vocal de 5 oitavas e recebe muitos elogios.

O The Freddie Mercury Tribute Concert acontece no Estádio de Wembley em Londres, Inglaterra. Todos os rendimentos vão para pesquisas sobre a AIDS.

Rob Halford anuncia que está deixando a banda Judas Priest.

John Frusciante do Red Hot Chili Peppers deixa a banda antes da publicação de uma capa da revista Rolling Stone com eles; ele teve que ser editado digitalmente para estar fora da foto. Frusciante voltou ao Red Hot Chili Peppers em 1998.

Michael Jackson inicia a turnê Dangerous World, abrindo seu álbum Dangerous em Munique, Alemanha.

November Rain do Guns N 'Roses entra nos livros dos recordes mundiais quando se torna o single mais longo, com 8 minutos e 57 segundos, a alcançar o Top 20 dos EUA. O videoclipe do single tem um orçamento de mais de US $ 1,5 milhão, tornando-se o mais caro da época.

Madonna lança seu quinto álbum, Erotica, que se tornou um de seus álbuns mais controversos até o momento devido ao conteúdo abertamente sexual.

O álbum da trilha sonora de O Guarda-Costas, o filme de estreia de Whitney Houston nas telinhas, é lançado. O álbum foi certificado 17 vezes platina pela RIAA e vendeu 45 milhões de cópias em todo o mundo. Até o momento, o álbum ainda é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e também um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Bill Wyman anuncia que está saindo dos Rolling Stones.

O 35th Annual Grammy Awards foi realizado em 24 de fevereiro de 1993 e premiou as obras de músicos do ano de 1992. Russ Titelman (produtor) e Eric Clapton receberam o prêmio de Gravação do Ano, Música do Ano e Álbum do Ano por Tears in Heaven e Unplugged. O grupo de hip hop Arrested Development venceu na categoria de Melhor Novo Artista.

Chegamos ao fim de mais um Sessão Flashback. Espero que tenham gostado e não esqueçam de deixar seu feedback nos comentários. Nos vemos em 1993!

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários