Nintendo fala sobre a história da aquisição da Monolith Soft em 2007

#Games | Antes subsidiária da Bandai Namco, a empresa pertence a Big N há longos anos
Billy Butcherem

Outrora, na época que se iniciou a vida do Wii e dos seus rivais, Xbox 360 e PS3, um grandioso estúdio de jogos japonês estava passando por uma mudança de pai.

Monolith Soft, conhecidos por sua série Xenoblade, com as entradas de Xenoblade Chronicles 1, 2 e X, além de serem co-produtores de The Legend of Zelda: Breath of the Wild 1 e 2, estavam passando de ser uma subsidiária da Bandai Namco para se tornar parte do catálogo de First-Parties da Nintendo, famosa Big N.

Em 2007, a Nintendo está surfando no auge do seu sucesso. O Nintendo Wii e o Nintendo DS foram lançados para se tornarem dois dos consoles mais vendidos de todos os tempos, com a Nintendo aproveitando ainda mais tempo ao sol do que o normal.

Enquanto isso, a Monolith Soft estava trabalhando com a Bandai Namco. Em 2002, o presidente da Bandai Namco Masaya Nakamura se aposentou, o que fez o co-fundador da Monolith Soft, Hirohide Sugiura, citou como a fonte de uma rixa entre os gols da Monolith Soft e da Bandai.

Até a aposentadoria de Nakamura, Sugiura disse que a empresa trabalhou em estreita colaboração com ele. A Monolith Soft trabalhou com a Bandai por muito tempo antes da aquisição, principalmente por meio de Nakamura, segundo ele, “Sugiura nos tratou bem e falou conosco sobre todos os tipos de coisas. Após sua aposentadoria, havia uma nova atmosfera."

Desde o momento da aposentadoria de Nakamura, Sugiura afirmou que a empresa lutava para se sentir incapaz de ser criativa sob o nome da Bandai. Foi quando Shinji Hatano, da Nintendo, mentor de várias parcerias com a Nintendo, se reuniu com a Monolith Soft.

Hatano disse a Sugiura e sua equipe para “ir lá e fazer algo que não pode ser encontrado em outro lugar na indústria”. Em um momento de necessidade, a Nintendo colocou o estúdio sob sua proteção e disse-lhe para ser criativo.

Após conversas com a Nintendo, a Bandai abriu mão de sua participação majoritária de 80% na Monolith Soft para manter sua relação positiva com a Nintendo. Foi o apoio da Nintendo que levou a empresa a lançar o empreendimento criativo no qual almejava trabalhar há anos, Xenoblade Chronicles.

Fonte: Game Rant
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