Microsoft e Graphcore se juntam em pedido para que a aquisição da ARM pela Nvidia seja barrada

#Tecnologia | As 2 gigantes da tecnologia pedem ao Regulador do Reino Unido para que impeça a aquisição
Billy Butcherem

A Graphcore, apoiada pela Microsoft, se opôs à aquisição da Arm Holdings por US$ 40 Bilhões pela Nvidia, de acordo com um membro-chave do desenvolvimento inicial da fabricante britânica de chips.

Hermann Hauser, que ajudou a criar a Arm em 1990, disse à CNBC que a Graphcore se opôs ao acordo em uma “apresentação importante” à Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido.

“Se a Nvidia puder fundir os designs da ARM e da Nvidia no mesmo software, isso impedirá que empresas como a Graphcore entrem no mercado de vendas e tenham um relacionamento próximo com a ARM”, disse Hauser, que é um investidor na Graphcore por meio de sua empresa de capital de risco Amadeus Capital.

Um porta-voz da Nvidia, que planeja comprar a Arm da gigante japonesa de tecnologia SoftBank , descreveu o negócio como “pró-competitivo” na quarta-feira. Arm não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da CNBC.

A Graphcore e o CMA não quiseram comentar. No entanto, o CEO da Graphcore, Nigel Toon, disse à CNBC em dezembro que a Graphcore vê o negócio como anti-competitivo:

“Corre o risco de fechar ou limitar o acesso de outras empresas a designs de processadores de CPU de ponta, que são tão importantes em todo o mundo da tecnologia, desde centros de dados a dispositivos móveis, carros e dispositivos integrados de todo tipo”, disse ele.

A ARM foi criada a partir de uma das primeiras empresas de computação chamada Acorn Computers, que Hauser cofundou em Cambridge, Reino Unido, em 1978. Hauser foi fundamental no desenvolvimento do primeiro processador Arm, que foi originalmente desenvolvido como parte da Acorn.

A Arm licencia seus projetos de chips para mais de 500 empresas em todo o mundo e a Hauser a chama de “Suíça da indústria de semicondutores” porque é muito “imparcial” na forma como lida com seus licenciados.

As arquiteturas de chip com eficiência energética da Arm são usadas em 95% dos smartphones do mundo e 95% dos chips projetados na China. Hauser está preocupado que a Nvidia irá destruir o modelo de negócios da ARM, fechando o acesso aos designs de chips da empresa.

Um porta-voz da Nvidia insistiu que a empresa manterá o modelo de licença aberta da ARM.

"As CPUs da ARM (unidades de processamento central) continuarão a funcionar com todos os periféricos e aceleradores, assim como fazem agora, e os clientes poderão integrar os designs da Arm com seus próprios aceleradores, assim como podem hoje”, disseram.

“Estamos confiantes de que os reguladores verão os benefícios para todo o ecossistema de tecnologia.”

Hauser disse que a Nvidia está “mentindo descaradamente” quando promete manter o modelo de negócios da Arm.

Um porta-voz da Nvidia disse:

“Estamos discutindo nossos planos com o governo do Reino Unido e estamos muito felizes em colocar acordos legalmente vinculantes por trás de todos os nossos compromissos”.

Hauser, um empresário de Cambridge que virou investidor, que falou com a CNBC de sua fazenda na Nova Zelândia via Zoom esta semana, criticou publicamente o negócio desde que foi anunciado em setembro passado, chamando-o de um desastre para Cambridge, cidade natal de Arm, como bem como no Reino Unido e na Europa.

“Se você pensar sobre a situação em que a Nvidia está, a Nvidia é a única empresa que lucraria com o gasto de US$ 40 Bilhões na destruição de uma empresa”, disse Hauser, que não tem mais ações na ARM.

Ao anunciar a aquisição, a Nvidia e a Arm disseram que o negócio criará a “principal empresa de computação do mundo para a era da IA”. A dupla se comprometeu a manter Arm em Cambridge e investir pesado no negócio.

“Esta combinação traz enormes benefícios para ambas as empresas, nossos clientes e a indústria”, disse o CEO da Nvidia, Jensen Huang, quando o negócio foi anunciado.

A Graphcore não é a única empresa de tecnologia que se opôs à transação. Fabricantes de chips locais na China, incluindo a Huawei, pediram a Pequim que tente bloquear o acordo por temor de que possam ficar em desvantagem se a Arm acabar nas mãos de uma empresa americana.

O negócio agora está sendo investigado por reguladores em todo o mundo. A EU e o Reino Unido devem abrir “investigações de concorrência aprofundadas” sobre o negócio, de acordo com um relatório do The Financial Times na quinta-feira.

Fonte: CNBC
Veja Também:
Imparável! Helldivers 2 agora bate o recorde de jogadores de Starfield no Steam
Análise | Helldivers 2
Discussão | O que achou de Granblue Fantasy: Relink?
Helldivers 2 bate o recorde de jogadores de Halo Infinite no Steam
Rumor | Contraband pode chegar ainda este ano e Fable em 2025
Performance de Payday 3 ficou muito abaixo da expectativa do estúdio
Ver comentários