Peter Moore diz que o FIFA Ultimate Team está muito longe dos jogos de azar

#Games | Mas o ex-chefe da EA Sports diz que entende o aumento dos problemas sobre as Loot-Boxes
Billy Butcherem

O veterano da indústria de videogames, Peter Moore, não vê os pacotes de cartas do FIFA Ultimate Team como jogos de azar.

Moore serviu como COO e Presidente da EA Sports quando o modo foi introduzido no FIFA 09 de 2008. Mais tarde, ele ascendeu a outros cargos na Electronic Arts, antes de sair para se tornar CEO do Liverpool FC.

Conversando com a Games Industry sobre sua recente nomeação como diretor da editora de jogos esportivos para celular Nifty Games, foi perguntado o que ele pensa sobre as críticas em andamento contra as Loot-Boxes e a mecânica de monetização aleatória, um debate em que o Ultimate Team foi usado como um exemplo importante.

Moore apontou para a história do entusiasmo esportivo, dizendo que o conceito de Ultimate Team:

"Remonta à coleção de cartas de cigarro nas décadas de 1920 e 30", bem como as Lucky Bags do Reino Unido, pacotes de doces, brinquedos e atividades aleatórias, de sua própria infância.

A experiência de abrir algo e não saber o que estará dentro é atraente para muitos, daí a popularidade dos vídeos de unboxing do Ultimate Team.

“As pessoas adoraram”, diz ele.

“Eu acho que aquela sensação de incerteza e 'O que você vai conseguir?' e então bang, Ronaldo ou Messi iriam rolar e isso é uma coisa maravilhosa."

As Loot-Boxes têm sido amplamente criticadas nos últimos anos, a ponto de os governos debaterem se isso constitui um jogo. Algumas nações, como Bélgica e Holanda, já o classificaram como tal e exigem que esse recurso seja removido de um jogo antes que possa ser colocado à venda.

A reação contra as caixas de saque aumentou em 2017, em particular em torno do Star Wars: Battlefront II da Electronic Arts, a editora defendeu o uso da mecânica.

Ele comparou o FIFA Ultimate Team a adesivos e cartões de futebol colecionáveis, enfatizando que, independentemente de os jogadores obterem o conteúdo que esperavam, eles ainda recebem algo por sua compra, uma avaliação que Moore compartilha.

Peter Moore em 2020.
“Você sempre consegue alguma coisa”, diz ele.

"Não é como se você abrisse e não houvesse jogadores lá. Esta é uma visão pessoal, mas o conceito de surpresa e deleite versus jogo... em um continuum, eles estão muito distantes um do outro."

"Você compra ou abre caminho para obter um pacote de ouro, você o abre, e você está feliz ou acha que é um bando de lixo. Não vejo isso como jogo em si, mas, novamente, esta é minha opinião pessoal como um estranho agora."

"Eu recebo o escrutínio, eu entendo que fora dos esportes que saque caixas, novamente, outro título da Electronic Arts em particular, recebem muito escrutínio e críticas. A Electronic Arts recuou nisso."

"Uma coisa que eles sempre fazem é obter feedback e perceber 'Sabe de uma coisa, provavelmente não deveria ter feito isso' ou 'Essa foi a decisão errada, não foi o primeiro jogador', e então recuar e tomar uma decisão diferente."

Moore sugere que o fator mais revelador deve ser se os jogadores gostam disso, e o balanço da Electronic Arts certamente parece sugerir isso. Os modos Ultimate Team responderam por US$ 1,49 Bilhão, ou 27%, da receita líquida da empresa no ano financeiro anterior, e faturou mais de US $ 1 bilhão por pelo menos dois anos anteriores.

"Os números falam por si", diz Moore.

"E se você joga, você adora. Uma das únicas reclamações que recebemos sobre o FIFA Ultimate Team enquanto eu estava na Electronic Arts foi se os servidores caíram e eles não podiam jogar ou abrir seus pacotes."

"Ele realmente desenvolveu um elemento de serviço para o jogo em si e praticamente reinventado com a FIFA foi em um período em que os jogos esportivos estavam relativamente estagnados."

No ano passado, a Electronic Arts lançou o FIFA Playtime como uma forma de ajudar os fãs do Ultimate Team a controlar e limitar seus gastos. No entanto, nosso editor norte-americano Brendan Sinclair observou que fazer isso apresenta novos desafios financeiros.

A entrevista completa com Peter Moore sobre seu retorno aos jogos será publicada na próxima semana.

Fonte: Games Industry.biz
Veja Também:
Xbox estaria planejando levar seus jogos para todas as plataformas, afirma The Verge
Xbox fará pronunciamento oficial no dia 15 de fevereiro
Outbound é anunciado, jogo de mundo aberto sobre acampar em uma van
Confira as notas que Banishers: Ghosts of New Eden vem recebendo
Demon Slayer -Kimetsu No Yaiba- Sweep the Board! ganha novo trailer
Desenvolvimento do próximo Xbox estaria sendo liderado pela equipe do Surface
Ver comentários