Nintendo remove centenas de fan-games utilizando o DMCA de direitos autorais sob IP

#Games | Força a remoção de mais de 300 títulos feitos por fãs, alegando que os anúncios no site de hospedagem geraram receita financeira
Billy Butcherem

Na sequência de uma ordem de remoção DMCA em massa da Nintendo, 379 jogos feitos por fãs foram removidos do serviço de hospedagem de jogos Game Jolt, incluindo muitos títulos free-to-play.

Game Jolt é um site que hospeda jogos de vídeo gratuitos e comerciais para download. As vezes, os jogos indie são vendidos no site junto com a Epic Games Store e Steam, enquanto outras vezes, os jogadores fazem sequências feitas por fãs de seus títulos favoritos, como Undertale.

Muitos desses títulos gratuitos feitos por fãs também são baseados em franquias como Pokémon, Super Mario e The Legend of Zelda, ou incluem personagens de marca registrada dessas franquias.

O departamento jurídico da Nintendo emitiu uma remoção em massa de 379 jogos dessas franquias por DMCA, que foi publicada publicamente no GitHub pelo co-fundador da Game Jolt, Yaprak DeCarmine. O comunicado divulgado afirma que a Game Jolt não apenas usa a propriedade intelectual da Nintendo sem a permissão da empresa, mas também lucra com isso:

"O site gamejolt.com gera receita de banners publicitários exibidos no site e propagandas veiculadas enquanto os usuários aguardam o carregamento dos jogos", diz o comunicado da Nintendo.

"Agradeceríamos nossa rápida remoção de todo o conteúdo infrator."

Todos os 379 jogos listados no comunicado da Nintendo foram retirados do Game Jolt. Os desenvolvedores desses títulos feitos por fãs foram recebidos por uma mensagem surpreendente de que seu jogo foi removido do site:

"Recebemos um aviso de remoção DMCA e fomos obrigados a removê-lo do site. Somente você pode visualizá-lo."

No entanto, um desenvolvedor, jeb_yoshi, publicou novamente seu jogo Five Nights at Yoshi 's com os anúncios desativados, acreditando que essa seja a fonte da remoção do DMCA:

"Depois de analisar isso, acredito que o fato de haver lucro sendo obtido com anúncios na página do jogo foi a razão para a queda deste jogo entre inúmeros outros", escreve o desenvolvedor.

"Espero que tudo corra bem."

Muitos desenvolvedores que criaram títulos inspirados na Nintendo estão frustrados com a queda, incluindo Eeveeloverdoesgaming, que acredita que isso é um sinal de que a Nintendo "odeia seus fãs".

Apesar da declaração sobre o Game Jolt gerar receita publicitária de conteúdo inspirado na Nintendo, não parece que a Nintendo está exigindo compensação financeira pela violação de direitos autorais no momento.

A empresa tem uma equipe jurídica voltada especificamente para a antipirataria e violação de direitos autorais que busca até mesmo hobistas e desenvolvedores independentes "para dar a todos os jogos Nintendo vendidos legalmente uma chance de sucesso", afirma a página legal da Nintendo.

No passado, a Nintendo tinha como alvo os modders do Super Smash Bros. por adulterarem seu software com mods de roupas e skins.

Fonte: Game Rant
Veja Também:
Vaza vídeo apresentando o gameplay de Project U, novo jogo da Ubisoft
Vídeo compara os gráficos e desempenho de Suicide Squad no PC, PS5 e Xbox Series S|X
Like a Dragon: Infinite Wealth já vendeu 1 milhão de cópias
Elden Ring: Shadow of the Erdtree estaria passando por testes de controle de qualidade
Final Fantasy VII Rebirth pode ganhar demo em breve
Persona 3 Reload já está disponível no PC, PlayStation e Xbox
Ver comentários