Fazer fraude num jogo online é quase impossível na geração de consoles liderada pelo PlayStation 4.
Contudo, a Sony parece querer mesmo acabar com raça dos ‘hackers/cheaters’ na sua plataforma, e por isso desenvolveu um novo tipo de segurança para o PS5.
Afinal de contas, como é óbvio, com a chegada dos novos consoles vamos ter um monte de hackers e modders tentando descobrir como funciona o hardware e software dos novos aparelhos. Tentando fraudar e como entrar no sistema… Pois, segundo a nova patente da Sony, até podem entrar! Mas vão imediatamente ser apanhados e ‘kickados’.
A patente US8622837B2 descreve um sistema onde a Sony consegue implementar várias métricas que irão ser constantemente observadas. Estas variáveis serão para o próprio PS5, ou jogos rodando no console.
O objetivo é apanhar inconsistências nos dados, entre as métricas e o jogo propriamente dito, de forma a que o utilizador seja ejetado pelo sistema patenteado da Sony. Garantindo assim uma comunidade limpa e segura de software injetável.
Mas claro, como deve imaginar, além de eliminar os ‘cheaters’ o sistema também irá ser capaz de encontrar cópias de jogos piratas.
Dito tudo isto, estas normas de segurança caem em linha com tudo aquilo que a Sony tem dito acerca de como a PlayStation 5 irá mudar a forma como os jogos são instalados e jogados. (Exemplo: Poderá fazer download apenas da parte online, se não tiver interesse na campanha de um certo jogo. O contrário também irá ser possível.)