COVID-19 deve impulsionar o investimento em esportes eletrônicos

#Games | Mas a atividade esportiva não voltará aos níveis anteriores à pandemia por mais um ano
Billy Butcherem

A terceira pesquisa anual de e-sports do escritório de advocacia Foley & Lardner e The Esports Observer destacou como a pandemia COVID-19 representou uma oportunidade para e-sports.

A pesquisa reuniu respostas de 255 executivos de esports entre setembro e outubro de 2020, principalmente dos EUA (56%), mas também da Europa (24%).

O estudo destacou as descobertas da Verizon no início deste ano, mostrando um aumento de 75% no tráfego de videogame na Internet, bem como o relatório do Twitch de que a audiência aumentou 56% ano a ano a partir de julho.

E é uma tendência que a indústria de e-sports vê continuar, já que 73% dos entrevistados na pesquisa anual de e-sports acreditavam que a pandemia levará a "mais investimentos e atividades de negócios" durante o quarto trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. Os entrevistados também acreditam que 61% disso o distanciamento continuará a impulsionar o engajamento com esportes eletrônicos - e jogos em geral - assim como o crescimento para plataformas de streaming.

No entanto, o futuro não estará livre de desafios, destacaram os entrevistados. Entre os 21% dos entrevistados que acreditam que os investimentos em eesports vão diminuir nos próximos seis meses, 77% deles disseram que o desafio virá de não poder mais realizar grandes eventos. Eles também destacaram as expectativas de uma redução nos gastos com publicidade e patrocínios em 65%.

O estudo também destacou alguma incerteza em termos de investimento, com 49% dos entrevistados esperando que "times esportivos profissionais tradicionais, ligas, atletas e celebridades aumentem seus investimentos em esportes eletrônicos no próximo ano". Apenas 40% disseram esperar que as empresas de private equity e venture capital aumentem o investimento, em comparação com 47% em 2019.

Entre os entrevistados que não esperam um aumento no investimento em e-sports, 60% disseram não esperar que a atividade de e-sports volte aos níveis anteriores à pandemia por um ano.

Algumas questões giravam em torno do tópico controverso do jogo também, com 75% dos entrevistados dizendo que a combinação de resultados e trapaça representa uma "ameaça significativa à legitimidade e ao crescimento dos esportes eletrônicos". Desses 75%, 39% "concordam totalmente" com essa afirmação, na pesquisa anual de e-sportes de 2019, eles eram apenas 29% a fazê-lo.

Os executivos entrevistados também destacaram a necessidade de a indústria agir para aumentar a representatividade das mulheres nos esportes.

"As principais ações que os entrevistados identificaram como importantes foram as organizações que oferecem maior visibilidade e papéis de liderança para as jogadoras (67%), tomando medidas disciplinares apropriadas contra aqueles que se envolvem em má conduta (63%), marcas/patrocinadores que pressionam por mais diversidade de gênero nas equipes (58%) e empresas de esportes que criam e atualizam políticas sobre conduta de funcionários e anti-assédio (50%)", diz a pesquisa.
Fonte: games industry.biz
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