Playground Games informa que o Fable está sendo feito em um motor gráfico do Xbox Game Studios, e não o Unreal Engine

#Games | Provavelmente está usando o FTech Engine X, uma vez que a Turn 10 também está trabalhando no jogo
Billy Butcherem

Hoje cedo fomos informados que a Turn 10 se tornou uma das desenvolvedoras principais no futuro Reboot da franquia Fable, originalmente criada pela Lionhead Studios, e que seu aguardado retorno foi revelado em Julho deste ano, no Xbox Games Showcase.

Muitas perguntas passaram pelas pessoas de qual seria o papel principal da Turn 10 em Fable, uma vez que o estúdio não trabalha com a Unreal Engine, mas sim com o FTech, seu motor gráfico proprietário, que atualmente está na versão X.

Alguns jogadores da comunidade estavam supondo que o Fable deve ter uma fusão da Unreal 5 + FTech, porém, não é bem assim. Usando seus sites oficiais, a Playground Games informou que todo o jogo está sendo construído usando apenas um motor gráfico proprietário, e que muito provavelmente deve ser o FTech Engine X.

A Playground Games informou em uma nova vaga de emprego dedicada ao Fable:

"Como um artista VFX, você terá conhecimento e experiência na criação de efeitos em tempo real. Você trabalhará com o Supervisor de CG e o Artista Líder de VFX para criar ativos no jogo que concretizem a visão do nosso jogo."

"Você será responsável por criar consistentemente VFX de alta qualidade, garantindo que os prazos sejam cumpridos e o trabalho atenda à qualidade exigida, ao mesmo tempo em que identifica riscos ou oportunidades de melhoria."

"Você deverá aprender a usar nosso motor gráfico proprietário, utilizando as técnicas mais recentes da indústria para auxiliar na jogabilidade, ambiente e efeitos cinematográficos. Você deve ser flexível, altamente motivado e atento aos detalhes."

Não é estranho ou espantoso ver isso acontecendo. A FTech foi criada em 2013, e fez sua estreia em Forza Motorsport 5, depois vindo ao Forza Horizon 2, e etc. Sendo usada principalmente apenas nas saga Forza, a engine fez sua aparição em 2020 em Microsoft Flight Simulator, produzido pelo Asobo Studio, algo que ganhou grande destaque pelo foto-realismo.

Não só isso, mas a versão atual dele, FTech X, ganhou suporte dedicado ao Ray-Tracing, além de inúmeras melhorias e inovações para ter suporte á jogos RPG, Ação e Aventura, Cinemáticas Avançadas, Scanner 3D, Animações com Motion-Capture, e outras funções.

Um dos motivos para tantas adições foi que a Turn 10 disse que quer transformar a FTech no motor gráfico principal dos Xbox Game Studios, e para isso, terá de abrangir vários gêneros diferentes de jogos.

Ver Fable usando essa nova iteração é um grande passo neste experimento que a Turn 10 e a Playground estão realizando, tendo em vista que ambas as empresas produzem os Forza's, e tem conhecimento de sobra com o FTech, sendo as desenvolvedoras certas para o Reboot de Fable.

Fable está em desenvolvimento exclusivo para os Xbox Series X|S e Windows 10.

Veja Também:
Invincible: Guarding the Globe, novo RPG da Ubisoft, já está disponível para mobile
Nintendo é a empresa mais rica do Japão atualmente
Sucesso! Forza Horizon 5 alcança 37 milhões de jogadores únicos
Suporte para você jogar seus jogos comprados via Xbox Cloud Gaming chega este ano, afirma Phil Spencer
Sand Land, o mais novo RPG da Bandai, ganha gameplay mostrando suas principais mecânicas
Guerrilla celebra dois anos de Horizon Forbidden West e lembra que o jogo será lançado no PC em breve
Ver comentários