Electronic Arts é processada no Canadá devido as Loot-Boxes de Madden NFL e NHL

#Games | Dois querelantes buscam indenização enquanto o processo diz que a empresa pratica "sistema de jogo ilegal e sem licença" em mais de 60 títulos
Billy Butcherem

A Electronic Arts está enfrentando mais processos sobre o uso de Loot-Boxes e outras mecânicas de monetização aleatórias. A última é uma ação coletiva movida no Canadá em 30 de Setembro pelos demandantes conjuntos Mark Sutherland e Shawn Moore.

De acordo com o processo, compartilhado pelo blog de leis de jogos e esportes esportivos The Patch Notes, Sutherland é um residente da Colúmbia Britânica que comprou caixas de saque na série de jogos Madden NFL, enquanto Moore vem de Ontário e gastou dinheiro no mesmo modelo de monetização em jogos NHL da Electronic Arts.

A dupla afirma que o Código Penal do Canadá proíbe jogos ilegais, apostas, loterias e jogos de azar.

Visto que a Electronic Arts não possui uma licença de jogo na região, é acusada de operar "um sistema de jogo ilegal e não licenciado por meio de suas looting boxes".

O processo é movido em nome de Moore, Sutherland e quaisquer outros clientes canadenses que compraram, direta ou indiretamente, caixas de recompensa em quase todos os jogos da Electronic Arts que contêm caixas de recompensa.

Há uma lista de mais de 60 títulos que vai além dos suspeitos usuais de FIFA, Madden e outras franquias esportivas, incluindo jogos de Battlefield, Mass Effect, Need for Speed, Dragon Age e Plants vs Zombies.

O processo é direcionado até mesmo a jogos para celular como Command & Conquer: Rivals, Star Wars: Galaxy of Heroes e WarFriends, com uma observação de que pode haver outros títulos contendo caixas de saque que os querelantes ainda não tenham conhecimento.

“Os altos executivos e diretores da Electronic Arts sempre estiveram totalmente cientes da natureza ilegal de sua empresa e tomaram medidas ativas para realizá-la”, diz o documento.

"Em alternativa, os oficiais superiores e diretores... foram imprudentes ou deliberadamente cegos à natureza ilegal da sua empresa e tomaram medidas activas para a implementar."

O processo busca, entre outras coisas, indenização para Moore e Sutherland de acordo com a Lei da Concorrência e uma declaração de que a Electronic Arts violou a Lei de Práticas Comerciais e Proteção ao Consumidor.

No início deste ano, a Electronic Arts foi alvo de uma ação coletiva semelhante na Califórnia , que afirma que o modo Ultimate Team em seus jogos esportivos, e as Loot Boxes associadas, violam a lei de jogos de azar do estado.

Fonte: Games Industry.biz
Veja Também:
PS5 e Xbox Series venderam 77 milhões de unidades juntos
Ubisoft não acha que a Microsoft virar multiplataforma terá um grande impacto na indústria
Street Fighter 6 ganha trailer mostrando o gameplay de Ed
GTA V já vendeu 195 milhões de unidades, sendo 5 milhões nos últimos três meses
Ubisoft defende o preço de US$ 70 do Skull and Bones e afirma que é um jogo "AAAA"
Ubisoft não está preocupada com o lançamento de GTA 6
Ver comentários