Em setembro de 2020, fomos informamos sobre uma remasterização não oficial do jogo original Crysis para PC na Cryengine 5.6.6. Essa remasterização prometia introduzir vários novos recursos gráficos e trazer o jogo original para uma versão totalmente nova da Cryengine. No entanto, parece que a Crytek encerrou este projeto.
Identificado pelo balubalai do Reddit , o criador deste mod confirmou que a Crytek não aprovou este projeto (o que basicamente significa que foi encerrado).
Caso você não saiba, este Crysis Remaster não oficial teria iluminação Raytracing, SVOGI e Volumetric. Além disso, teria nuvens dinâmicas e volumétricas e nevoeiro, bem como mais recursos exclusivos do CE5. Basicamente, este remaster não oficial prometeu apresentar a maioria, senão todas, as melhorias gráficas do Crysis Remastered.
Não sabemos realmente por que a Crytek decidiu encerrá-lo. O palpite é que a equipe não se sentia confortável com tal mod. Afinal, esse remaster não oficial iria - obviamente - colocar pressão, ou mesmo prejudicar, seu próprio Crysis Remaster.
Além disso, parece que o Mod Crysis Enhanced Edition também foi encerrado. Ao tentar acessar sua página de download no ModDB, os jogadores são recebidos com a seguinte mensagem.
“O arquivo que você está tentando visualizar (guia de instalação do CrysisEE - CrysisEE_install.1.rar) carregado por RStudio não está mais disponível. Isso pode ter ocorrido a pedido dos uploaders ou pode ter ocorrido porque violou os Termos de Uso do site . ”
Em conclusão, a Crytek desligou dois mods que pretendiam se tornar melhores do que seu próprio remaster. É um dia triste para a comunidade modding, mas é o que é. Ironicamente, porém, a Crytek ainda não resolveu o bug de física da grama do Crysis Remastered .