Troy Baker: Entre soldados e palhaços

#Artigos | Uma das vozes de maior sucesso dos games
Gabr1elKKem

Eu estava sem fazer nada e me deparei com um vídeo da Comic Con NY 2013, onde um dublador faz a voz do Coringa em Batman: Arkham Origins. Como era de se esperar, a dublagem foi sensacional, pois o ator era ninguém menos que Troy Baker, uma das maiores vozes dos games e animações atualmente.

Então, resolvi fazer essa publicação para a galera que ainda não conhece seus trabalhos (o que é quase impossível) poder dar um conferida.

ATENÇÃO
É bem provável que muitos (ou todos) já tenham jogado os games que eu vou citar aqui, mas ainda assim aviso que alguns dos vídeos que vou usar podem conter spoilers, então assistam por sua conta e risco.

Mas quem é Troy Baker?

Troy Edward Baker é um dublador americano conhecido por interpretar (na maioria das vezes) protagonistas de games. E não estamos falando de games quaisquer, na maior parte de sua carreira, o ator interpretou personagens principais de jogos de grande sucesso.

Dentre suas performances mais conhecidas, a maior é sem dúvidas o seu papel como Joel em The Last Of Us e The Last Of Us Parte II. Além de games, ele também já atuou como dublador em animações, como Fullmetal Alchemist (como o Ganância), Naruto: Shippuden (como Pain), Trinity Blood (como Abel), Batman Unlimited (como Coringa), American Dad (como Ernie), Batman vs Tartarugas Ninja (como Batman) e muitos outros.

Enfim, vamos ao que importa: suas atuações nos games. Lembrando que neste post estarei colocando apenas suas atuações mais importantes/reconhecidas.

As atuações

Bloodrayne 2

A primeira atuação de Troy no mundo dos games foi em 2004, no papel de Severin em Bloodrayne 2 (PC, Xbox, PS2), game Hack 'N Slash desenvolvido pela Terminal Reality. Seu papel ainda não era muito grande, mas para o início de sua carreira foi muito importante, pois 4 anos depois ele iria começar sua carreira de verdade com grandes protagonistas.

Tales Of Vespertia

Seu segundo papel mais notável em sua carreira já é sem dúvidas um papel importante. Em 2008, sua voz foi dada ao personagem Yuri Lowell, em Tales Of Vespertia (PS3, PS4, X360, XOne, PC, Switch) um JRPG de ação, desenvolvido pela Bandai Namco. Com esse papel, Troy já havia recebido vários elogios da mídia e foi considerado como um dos melhores do ano de 2008 por algumas revistas.

Resistência

Desenvolvido pela Insomniac Games e lançado exclusivamente para PS3, Resistance 2 é um dos FPS's de maior sucesso da época muito elogiado pela sua qualidade técnica e e sua campanha. O papel que Troy desempenha nesse game é do Major Richard Blake, ainda que sejam poucas suas falas.

Simulador de adolescente brigão

Persona 4 é um JRPG desenvolvido pela Atlus e lançado inicialmente para PS2, PS3 e PS Vita.

Conhecida bastante por seus traços cartoons e também por várias cutscenes no estilo "anime", Shin Megami Tensei: Persona é atualmente uma das franquias de RPG mais famosas do mundo dos games, tanto na Asia como na América, que recebeu ainda mais força com o lançamento de Persona 4 Golden para os PCs. O papel de Troy nesse game é Kanji Tatsumi, um dos personagens jogáveis no game e estudante do 1° ano da escola Yasogami.

Se tornando um dos grandes

Com esses trabalhos, Troy já era um dos dubladores americanos mais famosos dos games, mas foi a partir de 2009 que sua notoriedade realmente cresceu após interpretar Joseph Allen e Scarecrow (missão "Loose Ends") no sucesso Call Of Duty: Modern Warfare 2, desenvolvido pela Infinity Ward e atualmente disponível para PC, X360, XOne, PS3 e PS4.

Nunca perca as esperanças

Desenvolvido pela Square Enix e atualmente disponível para PS3, X360, XOne, PC e Android, Final Fantasy XIII foi a primeira tentativa de trazer a famosa série de JRPGs para a 7ª geração de consoles, considerado por muitos um dos mais fracos da franquia, mas por outros como um excelente FF.

Mas, uma coisa que não se pode negar é a quantidade de bons personagens que FFXIII possui, e entre eles está o nosso ator, interpretando Snow Villiers, um dos melhores personagens que Lightning leva consigo na jornada.

"O inimigo pode estar em qualquer lugar"

Desenvolvido pela Treyarch e atualmente disponível para PS3, X360, XOne, Nintendo DS e PC, Call Of Duty: Black Ops leva o troféu de ser considerado pelos fãs um dos melhores COD já feitos até hoje, ao lado de COD MW. Assim como todo game da franquia, Black Ops foi um enorme sucesso mas dessa vez ele trouxe consigo uma das melhores campanhas entre os FPS. Além de reviravoltas e um ótimo enredo, temos vários personagens marcantes como Alex Mason, Rezonv, e Dimitri. Mas entre os aliados temos a voz de Troy, no soldado Terrance Brooks, que aparece nas missões "WMD" e "Executive Order".

Quer ouvir uma piada?

Em 2011 Troy foi um dos mais notáveis atores do ano, tendo participado do elenco de Batman: Arkham City, game desenvolvido pela Rocksteady e considerado por muitos o melhor da franquia Arkham.

Aqui, Troy faz o papel de 2 personagens, um como Robin e o outro como o Duas Caras. Essa não foi a única vez em que ele atuou em Batman, tanto que em 2013, participou de um de seus maiores (e melhores) papéis, sendo ninguém meno que o Coringa, em Batman: Arkham Origins, sendo motivo de discussão entre os jogadores sobre quem é o melhor, ele ou o Coringa de Mark Hamill (foi mal Troy, mas o Mark é insuperável).

Zumbis... eu acho

Desenvolvido pela Capcom e atualmente disponível para PS3, PS4, X360, XOne, Switch e PC, Resident Evil 6 foi um divisor de águas em 2012. Em geral o game foi muito criticado por "não ser um Resident Evil", onde o survival horror tinha sido deixado de lado e agora ele era apenas um game de ação com uma historia chata. Mas alguns dos pontos positivos de RE6 foram suas diferentes campanhas, contando vários lados da historia. Dentre elas, temos a campanha do personagem dublado por Troy, a campanha de Jake, filho de Albert Wesker e a única esperança para a humanidade contra o C-Virus.

A cidade do profeta

Desenvolvido pela Irrational Games e atualmente disponível para PS3, X360 e PC, Bioshock Infinite é um dos mais aclamados FPS de todos os tempos, com uma historia excelente e um gameplay muito divertido. O último capítulo da franquia lançado até então, dessa vez nos leva para Columbia, uma cidade nos céus criada para ser perfeita porém, um certo profetazinho é a chave para isso. O protagonista dessa vez, Booker DeWitt é o personagem carregando a voz de Troy, sem dúvidas o papel que fez o ator ser um dos mais amados nos games.

"Levanta! Levanta p*rra!"

Desenvolvido pela Naughty Dog e disponível para PS3 e PS4, The Last Of Us é sem dúvidas um dos maiores sucessos da historia dos games. Responsável por mais de 240 prêmios de jogo do ano, a obra de Neil Druckmann é um dos jogos mais amados pelos jogadores desde seu lançamento, com uma historia emocionante, bela trilha sonora e excelência técnica. Esse é sem dúvidas o papel mais famoso de Troy Baker, afinal sua voz foi dada a um dos melhores protagonistas já escritos, Joel Miller, responsável por entregar a garota com a possível cura de uma doença que se espalhou pelo mundo causando um apocalipse.

Esses foram alguns dos personagens interpretados pelo ator que tornaram sua voz tão marcante no mundo dos games. Não citei todos famosos pois iria ficar grande até demais, mas caso queiram saber sem muitos detalhes, estes são mais alguns:

  1. Delsin Rowe - Infamous Second Son
  2. Talion - Middle Earth: Shadow Of Mordor/Shadow Of War
  3. Jack Mitchell - Call Of Duty: Advanced Warfare
  4. Gul'dan - World Of Warcraft: Warlords Of Dreanor
  5. Pagan Min - Far Cry 4
  6. Erron Black/Fujin/Shinnok - Mortal Kombat X
  7. Arkham Knight - Batman: Arkham Knight
  8. Ocelot - Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
  9. Samuel Drake - Uncharted 4/The Lost Legacy
  10. Batman - Batman: The Telltale Series
  11. Magni - God Of War (2018)
  12. Higgs - Death Stranding

Caso haja algum erro, me perdoem, só comentem e eu irei arrumar. Fiz esse post mais para curiosidade e para dar mais visibilidade para os voice-actors dos games que são o motivo de termos personagens tão marcantes.

Enfim, espero que tenham gostado!

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários