Relatórios indicam que VGAs RDNA 2 terão nível de desempenho equivalentes às atuais RTX 2080ti

#Tecnologia | Coreteks avalia que AMD pretendia concorrer diretamente com a nova linha 3080 da NVidia
☠ Ayrton Sennaem

Relatórios de fontes na Ásia indicam que a AMD começou a compartilhar detalhes com parceiros sobre as próximas GPUs de jogos baseadas em RDNA2.

Infelizmente para nós, entusiastas de PC, parece que as notícias não são boas sobre o chamado "NVidia Killer". O nível de desempenho das GPUs de última geração com base no codinome Sienna Cichlid ASICs é quase o mesmo que o SKU de última geração da NVidia, o 2080ti, de acordo com esses relatórios. O melhor cenário supostamente compartilhado pela AMD é que, na maioria dos jogadores, espera-se obter cerca de 15% ao longo do 2080ti em alguns títulos "otimizados" da AMD. De acordo com as mesmas fontes, a AMD pretende lançar o "Big Navi" como concorrente direto do RTX 3080, que será lançado em breve, e não como concorrente da parte de melhor desempenho da NVidia, como tem sido amplamente divulgado (e muito menos vencê-lo). Alguns sugeriram que o "Big Navi" seria até 50% mais rápido na rasterização tradicional do que o RTX 2080ti, mas de acordo com os parceiros da AMD, esse não será o caso.

A revelação "Big Navi" deve acontecer em algum momento do início de setembro, com o lançamento real ocorrendo no dia 7 de outubro. Os preços da GPU "Big Navi" serão determinados por quanto a NVidia decide vender o próximo RTX 3080, com a AMD procurando minar o referido produto.

De acordo com as mesmas fontes, haverá 2 SKUs baseados no Sienna Cichlid para o mercado de jogos, um usando um dado completo e outro cortado, semelhante ao que vimos nas GPUs 5700XT e 5700 do ano passado. Ambos usarão memória GDDR6, com outros dois modelos baseados em HBM chegando ao mercado Pro com base na mesma microarquitetura (mais sobre isso abaixo) no futuro.

O Navy Flounder é um GPU mid-range baseado no mesmo ASIC que o Sienna e deve chegar ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano. Espera-se que seja a GPU da classe "x7xx" e tenha como alvo o intermediário, embora os detalhes compartilhados com os parceiros nessa parte sejam escassos a partir de agora.

No momento da redação deste artigo, não havia informações compartilhadas sobre os recursos de ray tracing em tempo real, mas uma patente publicada recentemente sugere que a AMD pode estar usando a aceleração de hardware para interseção de raios, como visto na fig. 1

Além dessas informações, devo acrescentar que o coreteks especulou em um vídeo recente que as alterações no SDMA no RDNA2 apontaram para a possibilidade de a memória empilhada em 3D chegar com o Sienna Cichlid, mas com mais tempo para analisar o código nos repositórios públicos e outras fontes parece que o coreteks estava incorreto nessa avaliação. Embora também tenha havido várias patentes publicadas recentemente que descrevem vários métodos e invenções que sugerem que vários dispositivos empilhados em 3D serão comercializados pela AMD nos próximos meses (como seria de esperar), ela aparece no caso de Sienna Cichlid, a maior largura de banda será usada para comunicação chip a chip, em um ambiente de servidor ou com um produto semelhante ao Radeon Pro Vega II Duo, lançado nas estações de trabalho da Apple no ano passado. Isso indicaria que esse produto não será exclusivo da Apple. Com base no código recente confirmado, parece haver a possibilidade de vincular até 2 ASICs baseados em Sienna nesse contexto Pro, para um total de 4 dados. A memória de vídeo será unificada / compartilhada entre todos eles, bem como com a CPU do host.

Fonte: Coreteks
Veja Também:
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Confira as notas iniciais que Foamstars vem recebendo
Stellar Blade é atualmente o 2º jogo com maior número de pré-vendas na PSN
Ver comentários