O 'fim das telas de carregamento', graças às soluções de armazenamento SSD, velozes e reluzentes, incorporadas ao PlayStation 5 da Sony e ao Xbox Series X da Microsoft, é um dos pontos mais discutidos quando nos aproximamos das janelas de lançamento dos consoles de próxima geração mencionados.
Tanto os desenvolvedores quanto os jogadores estão ansiosos para ver o quão libertador será ter telas de carregamento muito mais curtas, se não inexistentes, diminuindo o tempo de espera para o que realmente interessa, que é o gameplay. Olhando por esse ponto de vista só enxergamos aspectos positivos, mas enquanto a Wccftech conversava com Ryan Shah, do estúdio indie Kitatus and Friends, o desenvolvedor também apontou pelo menos uma ressalva. Alguns jogos contam com longas telas de carregamento para transmitir informações importantes sobre os sistemas do jogo, e agora essa abordagem precisará ser completamente repensada.
"As portas dos jogos Resident Evil são um exemplo perfeito, agora, se você as incluir, são apenas uma escolha estética, em vez de algo importante para mascarar o carregamento. Mas também há advertências. Em casos como o do Fallout 4 e até nos jogos Soulsborne, há muitas dicas importantes sobre a história e outras coisas que são transmitidas durante as telas de carregamento, além de dicas de como jogar porque elas estão muito no design de 'Aqui está o jogo, apenas vá jogar'. No entanto, se você iniciar qualquer carregamento, aqui estão alguns antecedentes, algumas informações ou uma dica de como não falhar. Considerando que agora eles não terão esse cobertor, eles terão que pensar em outra maneira de apresentar essas informações, o que é interessante e não é algo que as pessoas realmente estão pensando no momento."
Isso pode parecer uma questão trivial à primeira vista, mas na verdade é bastante importante, especialmente para alguns tipos de jogos, como grandes RPGs, onde existem muitos recursos e sistemas que precisam ser apresentados ao jogador. Antigamente, costumava haver manuais enormes que acompanhavam as mídias físicas, mas nesta era digital, isso também não existe mais. Com as telas de carregamento praticamente esgotadas, os desenvolvedores não terão escolha a não ser reforçar tutoriais e segmentos de jogabilidade, onde ensinam aos jogadores tudo o que precisam saber. Isso irá afetar a maneira de como os jogos são feitos, havendo uma mudança de paradigma.
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