Recentemente, Jason Ronald, Diretor de desenvolvimento do Xbox Series X, publicou um artigo sobre a Velocity Architeture, que basicamente representa a arquitetura de i/o do novo console da Microsoft. Este site traduziu o artigo https://www.gamevicio.com/noticias/2020/07/xbox-velocity-architecture-um-olhar-mais-atento-sobre-a-tecnologia-de-ultima-geracao/
Um dos componentes da Velocity Architeture que tem gerado várias discussões na comunidade é o SFS (Sampler Feedback Streaming), onde Jason Ronald mostrou que este componente filtra as texturas que de fato a GPU precisa no momento, economizando leituras de assets do SSD, bem como espaço físico na memória RAM. E foi alegado no artigo que a melhoria é de até 2.5x
Em um recente tweet, James Stanard que trabalha na Microsoft como Engenheiro de Gráficos do Xbox, explicou a eficiência do SFS.
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— @JamesStanard Unknown date
E em uma série de tweets, Gavin Stevens, que é lead Designer do estúdio Team Blur Games, detalhou tecnicamente as reais vantangens do SFS. Como vocês poderão observar nos tweets, Gavin deixa claro que em matéria de poder bruto, a arquitetura de i/o de SSD do Playstation 5 é mais rápida. Entretanto, features como SFS podem mitigar bastante essa diferença, obtendo um equilíbrio de resultados se comparado ao poder bruto do PS5.
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— @Gavavva Unknown date
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— @Gavavva Unknown date
Agora, todo recurso de textura é composto de algo chamado "mip". Os mapas Mip são, essencialmente, versões de resolução mais baixa do mesmo asset. A razão para isso é que, quando um asset é usado no atual ... 7/7
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— @Gavavva Unknown date
Mas com o SFS, você não.
E este é o divisor de águas. 13/13
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— @Gavavva Unknown date
Simples.
Porque agora, essa metade de gigs de dados não compactados são apenas 576 ...... kb. 14/14
Because now, that half a gigs worth of uncompressed data, is just 576......kb
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— @Gavavva Unknown date
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— @Gavavva Unknown date
Por que isso é tão importante?
Porque agora, você precisa de muito menos taxa de transferência de E/S para mover assets para dentro e para fora da memória. Você pode carregar as coisas mais rapidamente, com menos impacto, mas ainda com a qualidade desejada. 16/16
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— @Gavavva Unknown date
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— @Gavavva Unknown date
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— @Gavavva Unknown date
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— @Gavavva Unknown date
Como eu disse, não há como negar que o PS5 tem o IO mais rápido e velocidades brutas ... É CLARO. Mas esse não é o fim do truque de mágica para a MS. 21/21