Atlus pode ir além de Persona 4 Golden no PC

#Artigos | A japonesa pode usar P4G como medidor de interesse dos jogos Persona
Charem

Embora não fosse exatamente o segredo mais bem guardado, Atlus finalmente revelou que Persona 4 Golden está disponível agora no PC. Golden, que reconhecidamente teve uma vida útil reduzida para PS2 e Vita, agora receberá a nova vida que merece em uma plataforma muito mais acessível. Fora de Catherine Classic, a Atlus nunca publicou suas franquias mais icônicas no PC antes de hoje, mas com Persona 4 Golden já lançado, é um bom sinal para os fãs de JRPG no PC que futuros títulos Persona poderão estar chegando à plataforma.

A Atlus nunca se esquivou de portar nenhuma de suas franquias para o PC, apesar de seu histórico de lançamentos estar amplamente vinculado aos consoles da PlayStation. Nunca houve um acordo de exclusividade de algum tipo intermediado pela Persona; portanto, é possível que a série incrivelmente popular possa estar enviando mais títulos para o PC no futuro. Sejam mais portas ou mais entradas, o futuro da série pode ser brilhante no PC.

Histórico de lançamento de Persona 4

O lançamento de Persona 4 Golden no PC é um caso especial de muitas maneiras infelizes. Dois anos após o PS3 já ter sido lançado, o lançamento original do Persona 4 saiu para o PS2 em 2008. Muitos fãs de PlayStation já estavam dois anos afastados de possuir um PS2, muito menos dispostos a comprar um jogo para um sistema que não mais usava. Por esse motivo, o Persona 4 nunca teve chance no ocidente, apesar de ter sido um grande sucesso em seu país natal, o Japão. Mesmo sendo tecnicamente o jogo mais vendido no PS2 naquele ano, ele realmente não tinha muita concorrência em um sistema então retro. Os fãs hardcore de Persona aguentariam o lançamento do Persona 4, mas basicamente qualquer jogador ou novato comum teria compreensivelmente migrado para o PS3/Xbox 360 em 2008.

Então, eventualmente, Persona 4 viu um lançamento definitivo, Golden, no PlayStation Vita. Este foi mais um caso infeliz para este JRPG ser lançado em um console onde o Persona 4 não receberia a atenção popular que merece. Persona 4 Golden fez várias melhorias importantes tanto na jogabilidade quanto nos gráficos, encaixando em Social Links extras, além de aproveitar a melhor potência em comparação ao PS2. Mas o PlayStation Vita era um console portátil e era um enorme compromisso para os fãs de Persona que ainda não tinham um Vita. Independentemente do jogo não ter falhado em vendas, considerando que Persona 4 é um dos melhores JRPGS de todos os tempos, mas nunca conseguiu a atenção que merecia devido a esses obstáculos arbitrários.

Atlus e PC Gaming

Obviamente, muito disso poderia ser remediado com a versão para PC do Persona 4 Golden, que também poderia continuar com os futuros títulos de Persona. A Atlus nunca foi avessa a lançar jogos em hardware que não é um PlayStation, pelo menos não externamente. Catherine foi o primeiro jogo da Atlus a ser publicado no PC, juntamente com a série Persona Q, lançada na Nintendo 3DS. A Sega, empresa controladora da Atlus, sempre demonstrou interesse em lançar jogos na plataforma para PC, desde que os fãs manifestem interesse. Persona 4 Golden parece ser um reflexo desse esforço, provavelmente servindo como um indicador de interesse e se valeria a pena portar outros títulos para a plataforma de PC.

O vice-presidente sênior da Sega Europe, John Clark, afirmou anteriormente que jogos como Yakuza e Persona estão "na conversa" para possíveis lançamentos no PC. A Atlus até enviou pesquisas aos fãs para obter feedback sobre o interesse dos ports no Switch, bem como uma pesquisa separada sobre o interesse do PC. Também vale a pena notar que um emulador PS3 bastante popular RPCS3 recebeu um aviso de remoção da DMCA quando o projeto divulgou imagens de gameplay do Persona 5 rodando no PC. A Atlus emitiu uma declaração notando o interesse em um port para PC do Persona 5 (e da franquia em geral), mas observou que "Por enquanto, a melhor maneira de experimentar o Persona 5 é no PlayStation 4 e PlayStation 3."

O futuro de Persona no PC

Agora, parece que a Atlus está atendendo à chamada para Persona no PC com o relançamento de Golden. Isso dá credibilidade à declaração mencionada anteriormente pela Atlus e que a editora entende que há um grande interesse na plataforma de PC por Persona e outros títulos. Muitos outros títulos da Sega chegaram ao PC como Yakuza e Sonic the Hedgehog, então não há pelo menos fatores limitantes inerentes que impediriam a Atlus de publicar mais jogos na plataforma. Embora Persona 4 Golden tenha sido um caso especial em termos de como foi lançado, outros jogos como Persona 5 Royal já obtiveram grande sucesso no PS4, o que significa que um port para PC seria especialmente encorajador.

Considerando que Persona 5 Royal acabou de ser lançado para o PS4 no início deste ano, provavelmente levará um tempo até que Persona 5 encontre seu caminho para o PC. Sem mencionar Persona 5 Scramble, que ainda não tem uma data de localização para a Europa e a América do Norte no momento. A Atlus provavelmente dará um tempo para esses lançamentos antes de considerar um lançamento do Persona 5 no PC. Dito isto, isso significa que não há razão para que o editor não deva lançar o Persona 5 ou outros jogos do Persona no PC. Há um claro interesse nos jogos Persona que chegam de fãs de todo o mundo à plataforma. Basta olhar para o ranking dos Vendedores Globais do Steam a partir de 13/6, e o Persona 4 Golden chegou ao topo em pouco tempo.

Se alguma vez Atlus ou Sega precisaram de evidências de que os fãs de Persona querem jogar o jogo no PC, Persona 4 Golden é isso. Independentemente das circunstâncias por trás dos lançamentos iniciais do quarto jogo, os fãs de JRPG querem mais no PC do que a editora poderia ter pensado antes.

Persona 4 Golden já está disponível no PC via Steam.

Fonte: Gamerant
Veja Também:
Trailer de Shin Megami Tensei V: Vengeance atinge 1 milhão de views em 2 Dias
Nier R3pent: Square Enix fez possível teaser de um novo jogo
Documentário Hideo Kojima: Connecting Worlds já está disponível no Disney+
Filme live-action de Naruto está em produção com o diretor de Shang-Chi
Age of Mythology Retold chega em 2024 ao PC e Xbox
Filme de Bloodborne ganha supostos detalhes
Ver comentários