Havia indicações disso de antemão, mas a empresa de análise de mercado NPD Group confirmou na sexta-feira que o negócio americano de videogame cresceu em todas as suas frentes durante o último trimestre (janeiro a março), em um fenômeno que pode ser atribuÃdo, em parte, à crise global da saúde que forçou boa parte dos consumidores a ficar em casa.
-Gastos coletivos em videogames atingiram US$ 10,86 bilhões (+9%)
-A venda de conteúdo atingiu US$ 9,58 bilhões (+11%)
-A venda de consoles atingiu US$ 773 milhões (+2%)
-A venda de acessórios totalizou US$ 503 milhões (+1%)
O NPD observou que o Nintendo Switch era responsável por amortecer a queda de final de geração no setor de hardware, uma situação que a empresa já havia documentado, enquanto estava na frente dos jogos e com exceção de Dragon Ball Z Kakarot, com uma recuperação, a lista não mudou muito nos últimos meses, com Animal Crossing: New Horizons, Call of Duty: Modern Warfare, Doom Eternal, Fortnite, Grand Theft Auto V, Minecraft, MLB The Show 20 e NBA 2K20, como os jogos mais vendidos do perÃodo em questão.
"Na medida em que as pessoas são forçadas a ficar em casa, elas usam os jogos não apenas como diversão e fuga, mas também como um canal de conexão com familiares e amigos. Seja no console ou no celular, no computador ou na realidade virtual, os jogos registraram aumentos na atividade e nas vendas durante o primeiro trimestre".
As estatÃsticas são consistentes com os relatórios de atividade histórica em plataformas como a Xbox LIVE e Steam, embora seja importante mencionar que a venda fÃsica de videogames teve um impacto, conforme evidenciado pelos indicadores dos revendedores da GameSpot.
Dito isto, de acordo com os principais players do setor, o fluxo de lançamentos deve permanecer ininterrupto entre agora e 2021, apesar dos obstáculos operacionais.