Governo japonês propõe disponibilizar cyborgs e avatares robóticos a população até 2050

#Notícias | Ghost in the Shell, é voce?
meganinjaem

Há alguns dias atrás, Gabinete do Gabinete do Japão anunciou suas iniciativas para um tipo de sociedade futura no Japão sob o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Moonshot. O programa tem, dentre varias principais diretivas, uma de criar uma sociedade que liberte as pessoas de restrições físicas, mentais, temporais e espaciais até 2050, com objectives primários já para 2030.

Lendo isso parece alguma coisa de ficção como Black Mirror (San Junipero) ou até mesmo do clássico dos animes Ghost in The Shell (que recentemente ganhou uma nova saga em anime pela netflix que alais se passa em 2045, foto acima), mas parece que o governo Japonês literalmente (ou quase) quer atirar pra lua nesse projeto e tornar-ló realidade

Dentro de uma das areas do projeto Moonshoot, o governo Japonês planeja já conseguir feitos na próxima década no que de respeito a isso, já permitindo que as pessoas comecem a pilotar avatares robóticos em torno de 2030. Ao combinar IA, biotecnologia e uma rede de internet com velocidade ultra-rapida, uma única pessoa poderia controlar até 10 avatares robóticos de uma vez para executar uma única tarefa no conforto de sua casa e independentemente de suas próprias limitações físicas, isso já em 2030, com o numero aumentando exponencialmente até 2050 (gráfico abaixo).

Um dos exemplos citados caso isso se torne realidade é o seguinte: digamos que você acorda uma manhã e deseja ver como é trabalhar em um barco de pesca em alto mar. Bem, você poderia simplesmente entrar em uma equipe de avatares robóticos estacionados em um barco, e assim poderia tentar obter um bom lanço de atum. E quando você perceber que é tão esmagador ou difícil, você poderia passar para uma outra coisa.

Este barco de pesca também poderia ser operado por outras pessoas ao redor do mundo e de forma autônoma (desde que tenham a velocidade da Internet necessária) a qualquer hora do dia, sem parar ou explorar as pessoas. Você nem precisaria vestir calças, muito menos viajar para o local de trabalho.

A estratégia também faz parte de um grupo de vários planos que o governo japonês chama de Sociedade 4.0+1.0(5.0), um projeto de sociedade projetado pelo governo japonês em que a sociedade 5.0 seria uma sociedade aonde as pessoas terão acesso a milhares de avatares que podem usar para trabalhar juntos e criar ainda mais maravilhas tecnológicas para melhorar suas vidas.

Seja passível de ser realidade, ou de ser um gasto extremo de dinheiro publico, o Japão tem lá seus motivos pra isso, com problemas de natalidade, envelhecimento extremo da população e debate sobre se o pais deve se abrir ou não para imigração, uma das maneiras de se contornar o problema sem mudanças drásticas na vida e nas leis dos Japoneses (se desconsiderarmos que viver como androides já é uma mudança drástica), seria criarem formas de controlar robôs e androides de varias maneiras.

E então o que você acha? concorda com os Japoneses que acham que isso ainda é sonho distante ou acha que isso chegará em breve?

Fonte: Soranews24
Veja Também:
Trailer de Shin Megami Tensei V: Vengeance atinge 1 milhão de views em 2 Dias
Nier R3pent: Square Enix fez possível teaser de um novo jogo
Documentário Hideo Kojima: Connecting Worlds já está disponível no Disney+
Filme live-action de Naruto está em produção com o diretor de Shang-Chi
Age of Mythology Retold chega em 2024 ao PC e Xbox
Filme de Bloodborne ganha supostos detalhes
Ver comentários