GabeN: Jogos Singleplayer ultrapassarão os Multiplayer graças a evolução na IA

Enviado por BillyButcher, em

CEO da Valve está animado com o futuro dos jogos narrativos

A Valve voltou a criar sua marca registrada de experiência para jogos Single-Player com o Half-Life: Alyx, depois de anos no espaço multiplayer com jogadores como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2 e Artifact (que está sendo reformulado). Os números iniciais dos jogadores e a recepção de Alyx sugerem que eles fizeram a decisão certa.

Além disso, o fundador da Valve, Gabe Newell (também conhecido como GabeN pelos fãs) está empolgado com o futuro dos jogos Singleplayer Narrativos, como discutido em uma entrevista publicada na última revista EDGE (maio de 2020, edição 344). De fato, ele acredita que os avanços na Inteligência Artificial (IA) podem virar a mesa contra os jogos multiplayer atualmente dominantes no mercado.

Se você pensa em muitas pessoas na Internet como uma maneira de gerar experiências de entretenimento, houve um momento em que ficou mais fácil conectar a pessoas do que a inteligência artificial.

Estamos começando a avançar para um período em que isso será revertido novamente, impulsionado pelo que está acontecendo com a IA. No momento, os bots da OpenAI são melhores que 99%, alguns por cento de todos os jogadores de Dota no mundo. Na verdade, esse é um desafio surpreendentemente estreito para a inteligência artificial. 

Derrotar humanos é mais fácil do que divertir humanos. Mas nos próximos anos, e, se você me perguntar, meu pequeno cálculo de planilha é de nove anos, teremos inteligência geral artificial que pode fazer qualquer coisa que uma pessoa inteligente possa fazer. Provavelmente, inicialmente será necessário um bilhão de dólares para construir um desses seres humanos de silício, mas eles continuarão ficando mais baratos, e ficarão mais baratos muito rapidamente, e eventualmente chegarão ao ponto em que você tem dez ou cem pessoas que vivem no seu computador o tempo todo.

Se você pudesse criar um jogo Singleplayer que nunca terminasse, onde eu poderia jogar 20 horas por semana e isso continuasse crescendo e ficando mais rico, e eu estaria me divertindo tanto nas 400 horas nesta experiência quanto no primeiro 20 horas, eu acho que esse é um cenário muito mais provável para o futuro cinco anos do que seria há cinco anos atrás. Será uma mudança tectônica na indústria, com a IA se tornando muito mais útil, e mudará o ponto de inflexão da otimização de valor entre jogos multiplayer e single player.

A inteligência artificial é possivelmente um dos elementos mais fracos, mesmo nos melhores jogos para três jogadores. Espero que o Sr. Newell esteja certo, como costuma fazer, sobre a IA obter um grande avanço nos próximos anos.

Half-Life Alyx já está disponível para Valve Index, Oculus Rift e HTC Vive no PC.

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