A solução de refrigeração do PlayStation 5 vai te deixar muito feliz, diz Cerny

Enviado por Alvarenga.g, em

Ao contrário dos rumores, o PlayStation 5 da Sony deve ter um poderoso sistema de refrigeração que gerencia adequadamente a dissipação de calor

Há um tempo atrás, relatamos alguns rumores não verificados de que o PS5 está superaquecendo devido a grandes problemas de refrigeração, e essa é a razão pela qual a Sony não mostrou o console. Mas como muitos sugeriram, isso é extremamente improvável. O PlayStation 5 foi construído do zero com o gerenciamento de calor em mente. Há muito o que abordar aqui, portanto, esteja avisado: este é um grande artigo.

O PlayStation 5 da Sony deve ter uma solução de refrigeração robusta que não apenas gere adequadamente o calor, mas também reduz o ruído do ventilador. A realidade é que o PS5 foi construído em torno da dissipação de calor adequada desde o início. O poderoso CPU Zen 2 de 8 núcleos do PS5 e o SoC da GPU 10.3TFLOP Navi 2X podem garantir um desempenho sério, mas também exigem maior energia elétrica para atingir seus respectivos limites.

E com mais consumo de energia, vem mais calor. A Sony reconheceu esse problema desde o início e redesenhou-se literalmente como a CPU e a GPU operam no PlayStation 5 para garantir o gerenciamento ideal de calor.

Em sua recente palestra sobre tecnologia, o arquiteto do PS5, Mark Cerny, discute como esse novo método funciona. Em termos de hardware, o PS5 terá uma ventoinha e uma fonte de alimentação muito maiores desta vez, e isso é de se esperar, porque o chip de 7nm precisa de muito mais energia para atingir o desempenho máximo (para comparação, o Xbox Series X tem 130mm e vapor enormes resfriador de câmara, completo com uma fonte de alimentação de 300W). A chave para o resfriamento do sistema de última geração está na verdade ligada à frequência variável de CPU e GPU do PS5, e o modo de aumento sempre ativado do console permite um resfriamento sofisticado em vez de impedi-lo.

Tudo depende das frequências variáveis ​​e como a energia consumida pelo console agora determina as cargas de trabalho.

Cerny explica como as soluções de refrigeração das gerações anteriores foram feitas em torno de suposições. A Sony teve que adivinhar os níveis teóricos de desempenho máximo em jogos específicos e criar um fã e um PSU em torno disso. O resultado é o som do motor a jato do PS4. Esta solução funcionou, mas era deselegante. O SoC do PS4 funcionava a uma frequência travada constante e consumia mais energia conforme necessário, levando a muitas térmicas ineficientes. Portanto, quanto mais exigente era um jogo, maior o consumo de energia e mais o ventilador rugia.

"Há muito a ser dito para mais rapidamente, supondo que você possa lidar com os problemas resultantes de energia e aquecimento, que francamente nem sempre fizemos o melhor trabalho", disse Cerny.

"Parte do motivo disso é que, historicamente, as frequências de CPU e GPU de nosso processador dependiam de algumas suposições pesadas sobre quanto consumo de jogos de energia elétrica e quanto calor será produzido como resultado dentro do console.

"O consumo de energia varia muito de jogo para jogo. Quando jogo God of War no meu PS4 Pro, sei que o consumo de energia é alto apenas pelo barulho do ventilador. Mas a energia não se resume apenas à qualidade do motor. Trata-se das minúcias de o que está sendo exibido e como. É contra-intuitivo, mas o processamento de geometria densa geralmente consome menos energia do que o processamento de geometria simples. É por isso que suspeito que a tela do mapa de Horizon: Zero Dawn com sua baixa contagem de triângulos faz meu PS4 Pro esquentar tanto .

"Nosso processo nos consoles anteriores foi tentar adivinhar qual seria o consumo máximo de energia durante toda a vida útil do console. Ou seja, a pior cena do pior jogo e preparar uma solução de refrigeração que acreditamos ser quieto nesse nível de potência.

"Se acertarmos, o barulho será mínimo. Se errarmos, o console estará alto demais para os jogos de maior potência. Há até uma chance de que ele superaqueça e desligue se estimarmos mal a potência para isso. comprimento."

Cerny reconhece que o CPU Zen 2 do PS5 apresentou um desafio difícil quanto ao resfriamento. A CPU é bastante poderosa (especialmente quando comparada com as antigas CPUs Jaguar), mas também consome mais energia. Cerny diz que para habilitar o peso total do CPU Zen 2 e fornecer aos desenvolvedores o máximo de energia, a Sony teve que "aumentar notavelmente" o ventilador do sistema. Esse desenvolvimento foi planejado desde o início, e com razão.

"O PlayStation 5 é especialmente desafiador porque a CPU suporta instruções nativas de 256 bits que consomem muita energia. Elas são ótimas aqui e ali, mas presumivelmente são usadas minimamente ... ou são?

"Se planejarmos o uso principal das instruções de 256 bits, precisamos ajustar o clock da CPU substancialmente mais baixo ou aumentar notavelmente o tamanho da fonte de alimentação e do ventilador.

"Então, depois de muita discussão, decidimos seguir uma direção muito diferente no PlayStation 5", disse Cerny na apresentação.

O SoC do PlayStation 5 foi criado com as térmicas em mente. A seleção de CPU e GPU, suas frequências, a RAM e até o SSD - tudo foi emparelhado, dimensionado e personalizado para reduzir e gerenciar o calor da maneira mais eficiente possível.

Cerny explica que o design do hardware do PS5 é revolucionário para o desenvolvimento do console PlayStation. A fonte de alimentação funciona com uma taxa de energia quase travada para permitir um resfriamento adequado constante, enquanto as frequências da CPU e da GPU flutuam com base nas cargas de trabalho. O resultado poderia ser um resfriamento suave e consistente, mesmo sob os mais exigentes 4K 60FPS ou 1080p 120FPS com cargas de trabalho visuais por ray tracing.

"Construímos uma GPU com 36CUs. Lembre-se, as CUs ​​RDNA 2 são grandes. Cada uma possui 62% mais transistores do que as CUs ​​que estávamos usando no PlayStation 4. Portanto, se compararmos a contagem de transistores, 36 CUs RDNA equivalem a aproximadamente 58 CUs PS4. É uma GPU bastante considerável.

"Em seguida, adotamos uma estratégia de frequência variável com o PlayStation 5. Ou seja, rodamos continuamente a GPU e a CPU no modo de reforço. Fornecemos uma quantidade generosa de energia elétrica e aumentamos a frequência da GPU e da CPU até que atinjam o recursos da solução de refrigeração do sistema.

"É um paradigma completamente diferente. Em vez de executar frequência constante e permitir que a energia varie com base na carga de trabalho, rodamos com potência essencialmente constante e permitimos que a frequência varie com base na carga de trabalho".

Finalmente, Cerny afirma que os fãs do PlayStation ficarão muito felizes com o sistema de refrigeração do PS5. E uma desmontagem completa do console está chegando em breve, então fique de olho nisso.

A solução de resfriamento determinará o design final do console, para que possamos ver um PlayStation 5 semelhante a uma torre vertical semelhante ao design mini-ITX do Xbox Series X.

"Em seguida, enfrentamos o desafio de engenharia de uma solução de resfriamento econômica e de alto desempenho projetada para esse nível de energia específico. De certa forma, torna-se um problema mais simples porque não há mais incógnitas. Não há necessidade de adivinhar qual é a potência consumo em um jogo de pior caso.

"Quanto aos detalhes da solução de resfriamento, estamos guardando-os para a nossa desmontagem. Acho que você ficará muito feliz com o que a equipe de engenharia inventou."

O Playstation 5 será lançado no final de 2020.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios