A cada lançamento as empresas buscam maneiras de tornar seus jogos mais lucrativos além de suas próprias vendas. Durante anos, vimos todo tipo de conteúdo extra em quase todos os jogos do mercado, desde expansões a itens cosméticos, passando por loot boxes, microtransações e uma longa lista meios que as empresas usam para lucrar mais com os seus jogos.
Em muitas ocasiões, as formas de monetizar foram colocados de modo desrespeitoso para com o usuário, tanto que até muitos estúdios tiveram que rever seus conceitos para alcançar um equilíbrio entre monetizar e "agradar" o jogador. Matt Booty falou recentemente em uma entrevista para o MCV sobre essa situação. O chefe do Xbox Game Studios explicou como o Xbox Game Pass ajudou a mudar a visão da empresa quando se trata de monetizar seus jogos.
O Game Pass está atendendo às necessidades de muitos consumidores e continuará sendo um pilar essencial de nossa oferta, mesmo com a chegada da próxima geração de consoles.
A Microsoft confirmou repetidamente que se sente muito satisfeita com o desempenho que o Xbox Game Pass está oferecendo, o serviço de assinatura não para de crescer e mais e mais jogadores estão vendo no Xbox Game Pass o complemento perfeito para obter um console.